Logo Folha de Pernambuco

demolição

Justiça de Pernambuco determina demolição de muro na praia de Maracaípe, em Ipojuca

Também ficou determinada multa diária de R$ 10 mil se o responsável pelo muro não derrubá-lo, a partir da publicação da decisão

Muro na Praia de Maracaípe, Pernambuco, deverá ser demolidoMuro na Praia de Maracaípe, Pernambuco, deverá ser demolido - Foto: Priscilla Aguiar/Arquivo Folha de Pernambuco

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou, nessa quarta-feira (23), a demolição de um muro na praia de Maracaípe, Ipojuca, Litoral Sul do Estado. A construção foi feita em 2023, e tem mais de 500 metros de extensão.

Também ficou determinada multa diária de R$ 10 mil se o responsável pelo muro não derrubá-lo, a partir da publicação da decisão.

Após isso, também será dever do proprietário recolher o material demolido para fora dos limites da propriedade. Os restos da estrutura, com isso, deverão ir para um centro de recepção de dejetos.

O assunto vinha sendo muito especulado. A família Fragoso, responsável pelo muro e proprietária de 65 hectares no local, desde os anos 1970, alega que a estrutura foi erguida para evitar problemas causados pela erosão costeira.

De acordo com denúncias ao Ministério Público Federal (MPF), no entanto, a construção, feita com troncos de coqueiros e sacos de ráfia cheios de areia, impedia o acesso de moradores e turistas à praia.

Também foi apontado que a construção também podia prejudicar o valor estético da praia e a proteção do bioma e vida marinha existentes na área.

A construção havia sido autorizada em 2022, pela Agência Estadual de Mei Ambiente (CPHR). A medida, no entanto, permitia que um muro de 250 metros fosse erguido - e não 500, como a estrutura foi construída. A autorização foi renovada em 2023.

A determinação de demolição veio do desembargador Fernando Cerqueira Noberto dos Santos. O argumento é de que a estrutura avançou sobre a faixa de areia, o que comprometeu o acesso das pessoas ao local. 

Veja também

Cuba vive nova ameaça de furacão após impacto do Oscar há duas semanas
FURACÃO

Cuba vive nova ameaça de furacão após impacto do Oscar há duas semanas

Kamala ou Trump? Estados Unidos têm noite eleitoral com nervos à flor da pele
ELEIÇÕES NOS EUA

Kamala ou Trump? Estados Unidos têm noite eleitoral com nervos à flor da pele

Newsletter