Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Dengue faz três estados e DF decretarem situação de emergência

Crise também foi decretada hoje na cidade do Rio

Estados decretam emergência em meio ao avanço de dengue. Estados decretam emergência em meio ao avanço de dengue.  - Foto: NIAD/NIH

A explosão de casos de dengue em diversas regiões do país fez com que pelo menos quatro estados – Acre, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal – decretassem situação de emergência em saúde pública.

O decreto do estado de Goiás foi publicado na última sexta-feira (2). Dados da Secretaria de Saúde indicam que, este ano, foram registrados 22.275 casos de dengue e duas mortes no estado – um aumento de 58% na comparação com o mesmo período de 2023.

Minas Gerais publicou decreto de emergência em saúde pública no último dia 27. Até o dia 29, foram registrados 64.724 casos prováveis e 23.389 casos confirmados da doença, além de um óbito confirmado e 35 em investigação.

Leia também

• Cidade do Rio entra em estado de emergência na saúde pública por causa de aumento de casos de dengue

• Diretor da OMS se reúne com Lula e ministra da Saúde; casos de dengue devem entrar na pauta

• Hospital de Campanha para combate à dengue abre nesta segunda (5) no Distrito Federal

Já o Distrito Federal publicou seu decreto no último dia 25. O boletim epidemiológico mais recente aponta 29.492 casos prováveis de dengue nas primeiras quatro semanas do ano, além de seis mortes pela doença.

O decreto do estado do Acre foi publicado logo no início do ano, no dia 5. Até meados de janeiro, o estado havia contabilizado 2.532 notificações de casos de dengue. A capital, Rio Branco, lidera o quantitativo de casos.

Rio de Janeiro
Além das quatro unidades federativas, a cidade do Rio de Janeiro também declarou emergência em saúde pública em razão da dengue. O decreto foi publicado nesta segunda-feira (5), em meio a 20.064 casos prováveis da doença contabilizados até 1º de fevereiro.

Veja também

Newsletter