Logo Folha de Pernambuco

RT-PCR

Dengue: Fiocruz dobra produção de testes para detecção da doença a pedido do Ministério da Saúde

Os testes permitem confirmar se a infecção é causada por dengue, zika ou chikungunya e identificar o sorotipo da infecção

Casos de dengue estão em alta no BrasilCasos de dengue estão em alta no Brasil - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Diante do aumento dos casos de dengue no país, o Ministério da Saúde solicitou que a Fiocruz amplie a produção de testes para detecção da doença. A fundação anunciou nesta quinta-feira (8), que será responsável por produzir e entregar à pasta 600 mil testes moleculares de diagnóstico (RT-PCR) de dengue. O número é o dobro do que havia sido previsto.

“Esta iniciativa visa fortalecer o diagnóstico preciso e ágil, permitindo uma resposta eficaz diante das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Estamos empenhados em contribuir com a saúde pública nacional e continuaremos trabalhando incansavelmente para contribuir para a saúde nossa população", diz o presidente da Fiocruz, Mario Moreira.

Além das 300 mil reações a serem entregues ao longo do ano, outros 300 mil testes emergenciais serão oferecidos ainda nos primeiros meses do ano. A previsão é que os primeiros testes sejam entregues já nas próximas semanas.

Os testes permitem confirmar se a infecção é causada por dengue, zika ou chikungunya e identificar o sorotipo (1, 2, 3 e 4), em caso de confirmação de dengue.

Veja também

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado
Venezuela

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Newsletter