Logo Folha de Pernambuco

vacina

Dengue: Ministério da Saúde vai redistribuir a outras cidades doses com prazo de vencimento em abril

Ao todo, o ministério distribuiu 668 mil doses com vencimento em 30 de abril; 523 mil com vencimento em 30 de junho; e 84 mil em 31 de julho; doses de abril ainda não aplicadas terão prioridade na redistribuição

Vacina contra dengueVacina contra dengue - Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira que vai determinar a redistribuição das doses de vacina contra a dengue que estão com prazo de vencimento para abril. Ao todo, 668 mil doses com essa validade foram distribuídas pela pasta no início do calendário vacinal e parte já foi aplicada. O ministério, no entanto, ainda não tem o total de doses que precisarão ser remanejadas.

Ao todo, o ministério distribuiu 668 mil doses com vencimento em 30 de abril; 523 mil com vencimento em 30 de junho; e 84 mil em 31 de julho. A redistribuição vai seguir a ordem de prioridade pela data da validade.

O planejamento, que será detalhado em nota técnica a ser publicada ainda nesta quarta-feira, prevê que os estados redistribuam para os seus municípios as doses com vencimento próximo, com autonomia para a escolha.

Até o momento, das 1.2 milhões de doses distribuídas entre os estados e o Distrito Federal, 210 mil foram aplicadas em fevereiro e 324 mil em março. Ao todo, 13 estados ainda não prestaram informações sobre aplicação de doses contra a dengue. O Ministério da Saúde espera que o valor das doses redistribuídas seja a diferença dessas doses enviadas e as doses aplicadas.

Apenas o Matro Grosso do Sul e o Distrito Federal não farão essa redistribuição por já estarem amplamente contemplados com a vacinação, com cerca de 70 mil doses. As com vencimento próximo serão enviadas para o Amapá.

O Ministério da Saúde informou ainda nesta quarta-feira que vai receber mais 930 mil doses novas compradas, que vão garantir a continuidade da vacinação nos locais que já estão com o calendário em andamento e ampliar a aplicação em mais 154 municípios. A prvisão é que as doses já comecem a chegar nos locais na próxima semana para início da aplicação.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter