Departamento de Polícia da Mulher orienta passageiros do Metrô do Recife sobre a Lei Maria da Penha
A ação contou com distribuição de panfletos e orientação aos usuários do transporte público
O Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL), órgão da Polícia Civil de Pernambuco, realizou, na manhã desta quinta-feira (10), uma ação na Estação Recife do Metrô para divulgar os mecanismos de proteção à mulher previstos na Lei Maria da Penha.
Gerido pela delegada Julieta Japiassu, o DPMUL, além da distribuição de panfletos, realizou a abordagem dos passageiros para passar as informações."Nossa ação buscou orientar homens e mulheres sobre a Lei Maria da Penha e os direitos para vítimas de violencia doméstica e familiar", explicou a delegada.
Leia também
• Pandemia causou 'crise de saúde mental' inédita e 'aumento da violência doméstica', diz Opas
• Twitter lança ferramenta de combate à violência doméstica
• Campanha do Instituto Xegamiga orienta mulheres vítimas de violência doméstica
A campanha foi realizada em uma estação porque os tranportes públicos são locais em que há muitas ocorrências de importunação sexual. "Orientamos também sobre a violência sexual e mostramos como a mulher pode buscar ajuda nas delegacias, sobretudo às especializadas no atendimento à mulher", destacou.
Ao total, foram distribuídos cerca de 2.000 panfletos, além das orientações dadas individualmente. A delegada Julieta Japiassu informou ainda que outras ações como esta estão previstas. Na Grande Recife há, atualmente, duas delegacias especializadas para o atendimento à mulher em Santo Amaro (Recife) e Prazeres (Jaboatão dos Guararapes). O Estado de Pernambuco também conta com a Ouvidoria Estadual da Mulher, onde a vítima pode denunciar e se informar sobre seus direitos através do telefone: 0800-281-8187.