Depois do Sisu, MEC também adia cronograma de ProUni e Fies
O MEC divulgou o edital com o novo calendário do sistema nesta quarta
MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta quarta-feira (17) alterações nos cronogramas de dois dos principais mecanismos de acesso ao ensino superior, com adiamento das inscrições do ProUni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Financiamento Estudantil).
As datas do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) já haviam sido adiadas na terça-feira (16). Todos os programas utilizam as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de seleção.
O ProUni fornece bolsas integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior, e o Fies, contratos de financiamento das mensalidades. Já o Sisu é o sistema de acesso para universidades públicas, e praticamente todas as federais escolhem seus alunos por ele.
Leia também
• Inscrição para o Sisu é adiada e vai de 7 a 10 de julho
• Em decisão inédita, MEC inclui cursos EAD no SISU 2020.2
• Sisu oferecerá bolsas de estudo de ensino a distância
As mudanças nos cronogramas ocorrem, segundo o MEC, por causa da "suspensão de algumas atividades acadêmicas e administrativas nas universidades ocorridas em consequência da pandemia do novo coronavírus". O edital que oficializa os calendários do ProUni e do Fies ainda não havia sido publicado até o fim da manhã desta quarta.
Segundo a assessoria de imprensa do MEC, as inscrições do ProUni vão de 14 a 17 de julho. Antes, o prazo seria entre 23 e 26 de julho. O Fies, que teria inscrições de 30 de junho a 3 de julho, teve a data transferida para o período entre 21 e 24 de julho.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, já havia anunciado na terça que as inscrições do Sisu do 2º semestre serão abertas somente em julho–o anúncio ocorreu no dia em que estava prevista a abertura do sistema.
O fechamento de escolas e universidades por causa da pandemia do novo coronavírus tem levado instituições a reavaliarem a abertura de processo seletivo neste segundo semestre. O MEC chegou a estender o prazo para as universidades aderirem ao sistema.
A pasta afirma que serão oferecidas 51 mil vagas na seleção. Na edição do 2º semestre do ano passado, foram disponibilizadas 58 mil vagas. As inscrições para o Sisu vão de 7 a 10 de julho.
O MEC divulgou o edital com o novo calendário do sistema nesta quarta, onde consta que os resultados serão conhecidos no dia 14 de julho.
Confira os cronogramas divulgados até agora:
Sisu
Inscrições: 7 a 10 de julho
Resultados: 14 de julho
Período de matrícula: 16 a 21 de julho
Inscrições para lista de espera: 14 a 21 de julho
ProUni
Inscrições: 14 a 17 de julho
Consulta de vagas no sistema: a partir de 7 de julho (previsão)
Fies
Inscrições: 21 a 24 de julho
Consulta de vagas no sistema: a partir de 14 de julho (previsão)