Logo Folha de Pernambuco

Guerra na Ucrânia

Deputado brasileiro fabrica coquetéis molotov na Ucrânia para apoiar exército

O Deputado viajou para a Ucrânia nesta semana, para dar apoio ao exército ucraniano

Deputado estadual de São Paulo, Arthur do ValDeputado estadual de São Paulo, Arthur do Val - Foto: Reprodução/Instagram

O deputado estadual de São Paulo Arthur do Val publicou uma foto nas redes sociais na qual aparece rodeado de garrafas de vidro e afirma estar na Ucrânia fabricando coquetéis molotov para armar o exército do país europeu.

"Nunca imaginei que um dia nessa vida ainda faria coquetéis molotov para o exército ucraniano", disse o deputado, que é integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), em uma publicação feita na noite de quinta-feira (3) no Instagram. O político, que também é conhecido como "Mamãe Falei", aparece sentado no chão, cercado por dezenas de engradados com garrafas. 

O deputado estadual viajou à Europa esta semana junto com outro representante do MBL, um grupo político de direita, para oferecer apoio aos ucranianos que enfrentam o exército da Rússia.

"Fizemos um monte de coquetel molotov [...] a unidade onde a gente estava fez mais de 75 mil", relatou o deputado, em um vídeo gravado na fronteira entre Ucrânia e Eslováquia.

O MBL lançou uma campanha de arrecadação nas redes e informou ter reunido 180 mil reais que seriam destinados à compra de mantimentos para a Ucrânia. Arthur do Val entrou na Ucrânia na quinta-feira, através da fronteira com a Eslováquia, para entregar as provisões e depois deixou a zona de conflito, segundo ele mesmo publicou em suas redes.

Um assessor do gabinete do deputado confirmou nesta sexta-feira (4) à AFP que Arthur do Val retornaria ao Brasil no fim de semana devido a compromissos na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP).

O deputado questionou em suas redes o presidente Jair Bolsonaro, que tem evitado as críticas ao líder russo, Vladimir Putin, apesar de o Brasil ter apoiado uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que "condena nos mais duros termos a agressão da Rússia contra a Ucrânia".

"Não há debate aqui sobre o que Putin está fazendo. É unânime. O cidadão do leste europeu prefere encarar o diabo a se juntar à Rússia", escreveu Arthur do Val no Twitter.

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter