Mais quatro cidades pernambucanas entram em situação de emergência
Brejão, Maraial, Saloá e São Benedito do Sul entraram na lista, que tem mais 12 cidades
O governo federal reconheceu, nesta sexta-feira (15), a situação de emergência em mais 16 cidades atingidas por desastres naturais. Segundo a Defesa Civil Nacional, entre o total de municípios, dez foram atingidos por chuvas intensas.
Mais quatro cidades pernambucanas entraram na lista: Brejão, Maraial, Saloá e São Benedito do Sul.
Mais 12 cidades atingidas pelas chuvas tiveram situação de emergência reconhecida: Colônia Leopoldina, Maragogi e Rio Largo, em Alagoas; e Pedro Velho, São Pedro e Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte.
Já São Paulo de Olivença e Tonantins, no Amazonas, e Porto de Moz, no Pará, registraram inundações, enquanto Alfredo Wagner, em Santa Catarina, foi atingida por enxurradas. Por fim, Caraíbas, na Bahia, e Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, tiveram situação de emergência decretada devido à estiagem.
Leia também
• Olinda oferece linha de crédito em mutirão para microempreendedores afetados pelas fortes chuvas
• Auxílio Pernambuco para mais 28 cidades afetadas pelas chuvas
• Ação destinará 500 mil euros para três cidades da RMR afetadas pelas chuvas
Com a decretação do estado de emergência, as localidades podem receber recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atender a população, restabelecer os serviços essenciais e reconstruir estruturas danificadas.
A solicitação da declaração de emergência é feita pelos municípios por meio de um sistema integrado de informações sobre desastres. Os dados são analisados pela equipe da Defesa Civil Nacional. No caso de aprovação, os recursos são liberados ao município após publicação no Diário Oficial.