Logo Folha de Pernambuco

PRÉVIAS DE CARNAVAL

Desfile das Virgens do Bairro Novo arrastou multidão, em Olinda, neste domingo (4)

Vencedores das categorias ganharam R$ 500 cada; fantasias que fazem referências ao manguebeat até à Barbie se destacam

69º desfile das Virgens de Bairro Novo69º desfile das Virgens de Bairro Novo - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A manhã deste domingo (4) foi marcada pelo desfile das Virgens do Bairro Novo em Olinda. O tradicional bloco arrastou uma multidão de pessoas fantasiadas e com o espírito carnavalesco em dia. Em 2024, o bloco desfilou pelo 69º ano e trouxe homenagens a Chico Science e o movimento manguebeat e trouxe o tema  “As Virgens não têm cor, têm todas”. 

Um dos diretores do bloco, Heuber Pessoa de Melo, ressaltou o quão popular as Virgens se tornaram ao longo desses 71 anos (dois sem desfile devido à pandemia) e de como o bloco é pioneiro na tradição de homem fantasiar-se de mulher no Carnaval.

“Tudo começou com uma brincadeira numa pelada e transformou-se nesse gigante que abrilhanta as ruas no domingo que antecede o Carnaval. Para participar do nosso bloco, não precisa de muita coisa, só de amimação”, explicou. 

Ao todo, 10 trios fizeram a festa de milhares de foliões pelas ruas de Bairro Novo, seguindo em direção à orla de Olinda. 

Concurso de fantasia

Empolgação não faltou com o concurso da melhor fantasia nas categorias Luxo, Originalidade, Destaque, Sapeca, Tímida e Malamanhada. A classificação de “grupo”, neste ano, não teve nenhuma inscrição realizada. Os vencedores receberam uma premiação de R$ 500 e troféu, e os que conquistarem o segundo lugar, apenas o troféu.

Confira lista de vencedores: 

Categoria Luxo: 1º lugar - Deusa do Fogo
Categoria Originalidade: 1º lugar - Manguebeat
Categoria Mais Tímida: 1º lugar - Barbie
Categoria Mais Sapeca: 1º lugar - Rainha da diversidade
Categoria Mais Malamanhada: 1º lugar - SOS a fome
Categoria Destaque: 1º lugar - Ivete com Galo

Para Erivelton Martins, vencedor da categoria Originalidade, sua fantasia em referência ao manguebeat não faz apenas homenagem ao cantor pernambucano Chico Science, mas também ao que o mangue representa para o nosso Estado. “Chico é homenageado no Carnaval do Recife e também aqui nas Virgens do Bairro Novo e pensei em homenageá-lo como forma também de incentivar as pessoas a preservar nosso mangue e nossa cultura. Estou muito feliz de ter conquistado o prêmio”, contou.

Na categoria Mais Sapeca, Jorge Tinôco, com sua fantasia de "Rainha da diversidade", reforçou a importância de todos serem respeitados por serem quem são. “Uma felicidade ganhar em primeiro lugar trazendo um tema atual que é o direito e o respeito à diversidade. Pensei nesse tema para mostrar que a gente pode ser quem quiser”, comemorou, Tinôco. 

Ainda há quem não foi vencedor de fato, mas ali estava para celebrar e curtir a folia. É o caso do aposentado Paulo José Ribeiro Pessôa, que estava completando 50 participações nas Virgens do Bairro Novo em 2024 e ficou em segundo lugar na categoria Destaque.

“Apesar do calor, é muito bom fazer parte disso. Estes são os 50 de muitos que virão. Já venci 14 vezes nesses anos”, comentou o folião fantasiado de “Kenga da Vovó”.

Confira galeria: 
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter