Logo Folha de Pernambuco

Bicentenário da Independência

Desfile do 7 de Setembro volta às ruas do Recife para comemorar 200 anos da Independência do Brasil

Evento cívico-militar não ocorreu nos últimos dois anos por causa da pandemia de Covid-19

Palco para o evento já pode ser visto na MascarenhasPalco para o evento já pode ser visto na Mascarenhas - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

Para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil, a avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, recebe o tradicional desfile cívico-militar do 7 de Setembro, na próxima quarta-feira (7). O evento cívico volta a ocorrer após dois anos de suspensão por causa da pandemia de Covid-19. O início está previsto para 7h30

Por causa do desfile, trecho da Mascarenhas entre o viaduto do Aeroporto do Recife e a rua Arquiteto Fernando Almeida terá o trânsito bloqueado a partir das 5h. A circulação de veículos deverá ser restabelecida nesse trecho a partir das 11h. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano da capital pernambucana (CTTU) e o Grande Recife Consórcio montaram esquemas especiais de trânsito e ônibus.

De acordo com o Comando Militar do Nordeste (CMNE), o palanque das autoridades será instalado em frente ao Campus Recife da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). No início da programação, às 7h30, o comandante militar do Nordeste, general de Exército Richard Fernandez Nunes, fará revista da tropa

O desfile de fato terá início às 8h30 e será aberto pelo destacamento das escolas e entidades, que este ano reunirá 41 escolas e organizações de diferentes segmentos da sociedade. Segundo a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), participam 24 escolas da rede estadual, dez escolas da rede municipal e sete entidades.

O desfile das tropas começa após o destacamento, com previsão de início para 9h30 e condução do comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada André Luiz Aguiar Ribeiro.

As tropas terão representantes das Forças Armadas e forças de segurança. Serão 320 militares da Marinha do Brasil, 1.095 do Exército Brasileiro, 320 da Aeronáutica, além de 620 da Polícia Militar de Pernambuco e 180 do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

Encerrada a passagem dos grupamentos a pé, terá início o desfile motorizado, com 120 viaturas militares e 41 veículos civis e 45 conjuntos a cavalo, do Regimento de Polícia Montada Dias Cardoso.

Segurança
A segurança pública do evento será organizada pela Polícia Militar de Pernambuco. Segundo a corporação, a coordenação ficará a cargo 19º Batalhão, responsável por escalar 36 policiais para os trabalhos. Além disso, haverá reforço de 130 policiais de batalhões da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) e outros 125 da Diretoria Integrada Especializada (Diresp), totalizando 291 policiais.

Veja também

Newsletter