Deslizamento destrói casarão histórico em Ouro Preto, em Minas Gerais; veja vídeo
Em vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível ver o momento exato em que o casarão é atingido pela terra que desliza do Morro da Forca
Um deslizamento de terra provocou o desabamento de um casarão histórico no centro de Ouro Preto, em Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira (13). Em vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível ver o momento exato em que o casarão é atingido pela terra que desliza do Morro da Forca. Até o momento, não há registro de vítimas, pois toda a área ao redor já tinha sido evacuada.
Morro da Forca em Ouro Preto desmoronou! Trata-se de uma área movimentada da cidade, em frente ao Centro de Convenções e próxima à rodoviária. Pelas primeiras informações, a prefeitura conseguiu isolar a área à tempo e não tiveram vítimas. Casarões históricos foram destruídos pic.twitter.com/Tj2PFgYZso
— Áurea Carolina (@aureacarolinax) January 13, 2022
Leia também
• Voluntários resgatam 1,8 mil animais afetados pelas enchentes na BA e MG
• Grupo francês recebe multa milionária por danos ambientais em Minas Gerais
• Chuvas intensas deixam dez mortos em Minas Gerais
Nas imagens, é possível ver a área sendo isolada por equipes do Corpo de Bombeiros, quando o desabamento começa na altura da Rua Diogo de Vasconcelos, 327, próximo ao Terminal de Integração José da Silva Araújo. O acidente ocorreu por volta das 9 horas, pouco após o Corpo de Bombeiros ter sido acionado por pessoas que perceberam que o talude estava cedendo.
Gente do céu o Morro da Forca, em Ouro Preto
— Luã do Quintal (@LuanQuintal) January 13, 2022
pic.twitter.com/FdfLkhnHYl
Em frente aos imóveis atingidos no sopé do morro, do outro lado da rua, funciona o Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A rua foi isolada e moradores de casas próximas ainda não foram autorizados a retornar a suas residências, pois a área ao redor do talude que deslizou está instável devido às fortes chuvas que há semanas atingem Minas Gerais.
“Se houver outro desmoronamento, há a possibilidade de um hotel e um restaurante serem atingidos”, informou o Corpo de Bombeiros, em nota. Segundo a corporação, os dois casarões atingidos tinham valor histórico reconhecido e foram tombados.