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Destroços de ponte são explodidos mais de 1 mês após colisão em Baltimore, navio pode ser libera

Reabertura total do canal principal do rio Patapsco e normalização do acesso ao porto seguem previstas para o fim de maio

Tripulações conduzem uma demolição controlada de uma seção da ponte Francis Scott Key que repousa sobre o navio porta-contêineres Dali, em BaltimoreTripulações conduzem uma demolição controlada de uma seção da ponte Francis Scott Key que repousa sobre o navio porta-contêineres Dali, em Baltimore - Foto: Roberto Schimdt/AFP

Quase dois meses após a colisão do navio-cargueiro Dali com a ponte Francis Scott Key, em Baltimore, nos Estados Unidos, parte da estrutura atingida foi demolida no início desta semana. A embarcação estava presa ao local desde o acidente, em 26 de março. Os destroços foram explodidos na noite de segunda-feira (13), quase sete semanas após a colisão.

O incidente causou a morte de seis trabalhadores da construção civil. Além disso, o acesso ao Porto de Baltimore foi paralisado. Um vídeo mostra o momento em que a estrutura de ferro presa à proa do navio, com peso calculado em aproximadamente 4 mil toneladas, é explodida e cai na água.

 

Segundo a emissora americana CBS, a reabertura total do canal principal do rio Patapsco e a normalização do acesso ao porto seguem previstas para o fim de maio.

A explosão foi feita com pequenos dispositivos colocados em toda a extensão da estrutura e acionados após serem cobertos com um tipo de adesivo. Pessoas em um raio de 2 mil metros foram orientadas a utilizar proteção auditiva.

Segundo o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos, esta foi a maneira mais rápida e segura de remover os destroços que prendiam o Dali no local. Durante a ação, a embarcação permaneceu com 20 tripulantes à bordo, a fim de manter o navio operacional.

O próximo passo, agora, é reflutuar o navio e retirá-lo do local. A previsão é que isso aconteça nos próximos dias.

Desabamento da ponte
A ponte Francis Scott Key, inaugurada em 1977, cruza o rio Patapsco, na região do porto de Baltimore, e é uma importante via local. Mais de 12,4 milhões de veículos cruzaram a ponte em 2023, segundo um relatório do governo do estadual. Quando a estrutura foi inaugurada, o New York Times informou que os custos de construção totalizaram US$ 141 milhões, o que equivale a cerca de US$ 735 milhões (R$ 3,6 bilhões) em valores atuais.

Quando a ponte de Baltimore desmoronou?
A estrutura colapsou por volta da 01h30 (02h30 em Brasília), quando um navio-cargueiro de cerca de 300 metros de comprimento, carregado de contêineres, chocou-se contra um dos pilares de apoio centrais da ponte, provocando uma reação em cadeia. De acordo com uma declaração de Richard Worley, comissário de polícia de Baltimore, não há indicação de que a colisão tenha sido intencional.

De acordo com o governador de Maryland, a tripulação do navio enviou um pedido de socorro antes do choque contra a estrutura. Fontes ouvidas pelo New York Times afirmam que a embarcação relatou perda de propulsão por um problema elétrico antes da batida.

"Estamos gratos por, entre o 'mayday' e o colapso, termos tido funcionários que foram capazes de começar a parar o fluxo de tráfego para que mais carros não estivessem na ponte", disse Moore.

Como é o navio que colidiu contra a Ponte de Baltimore?

Antes de iniciar a viagem, o Dali retornou do Panamá aos EUA em 19 de março, ancorando em Nova York. Chegou então no sábado a Baltimore, onde passou dois dias no porto. A Maersk, gigante da navegação, disse em comunicado que transportava carga da empresa. A embarcação era operada pela Synergy Group.

De acordo com um comunicado emitido pelos proprietários do navio, a Grace Ocean Investment, a embarcação tinha dois timoreiros a bordo. Não está claro o total de tripulantes, mas todos foram contabilizados, segundo a empresa.

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