Logo Folha de Pernambuco

Trânsito

Detran-PE alerta motorista sobre o uso de vagas reservadas

Cartões de vaga especial são emitidos pelos órgãos de trânsito de cada cidade

A iniciativa faz parte das atividades do Maio AmareloA iniciativa faz parte das atividades do Maio Amarelo - Foto: Divulgação / Detran-PE

Com o tema  “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) está realizando ações educativas sobre o uso de vagas reservadas durante todos os finais de semana deste mês em shoppings da Região Metropolitana do Recife.  A iniciativa faz parte das atividades do Maio Amarelo, movimento em prol da conscientização de segurança no trânsito. 

Um ponto observado pelos educadores do Detran-PE durante as ações, é de que alguns motoristas estavam na vaga correta, porém sem os cartões de vaga especial, credencial devida para utilizar a vaga a que tem direito. Os cartões de vagas especiais são emitidos pelo órgão de trânsito de cada cidade. Para os recifenses, são emitidos pela Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), via agendamento no site da companhia. 

Para obter o cartão, é necessário apresentar comprovante de residência e documento de identificação com foto, CPF e, no caso de pessoas com deficiência, laudo médico ou data para o parto de gestantes. De acordo com a CTTU, no momento, o serviço está suspenso devido à pandemia. 

No próximo final de semana, 22 e 23, a ação de conscientização acontece no Shopping Camará, em Camaragibe, e do Plaza, no Recife.No Camará, a ação vai contar com a participação da Guarda Municipal de Camaragibe, que estará atualizando as credenciais ou tirando novas.

A equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-PE aplicou 28 multas morais no Shopping Patteo e 58 no Shopping Recife no último final de semana. Nos dois centros de compras foram emitidas 86 “Multas Morais”, quando ocorre o registro simbólico com informações educativas e sem valor legal.Junto com a Multa Moral, quem não respeitou a legislação encontrou no para-brisa uma mãozinha com o polegar para baixo, como sinal de reprovação.


Segundo o diretor-presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, a multa moral é uma forma de conscientizar os condutores. "Estamos despertando a consciência dos motoristas para o respeito ao próximo e um trânsito mais cidadão”, disse. 
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, implica numa infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47 com sete pontos na carteira de habilitação.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter