Logo Folha de Pernambuco

Vacinação

Detran-PE disponibiliza agentes e viaturas para vacinação de idosos acamados

A ação em domicílio é destinada para idosos a partir de 85 anos, acamados e que moram em locais de difícil acesso

As ações em domicílio acontecem nas cidades de Paulista e São Lourenço da MataAs ações em domicílio acontecem nas cidades de Paulista e São Lourenço da Mata - Foto: Divulgação/Detran-PE

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) além de atuar no sistema drive-thru para vacinação de idosos contra a Covid-19, a partir desta terça- feira (2) passou também a integrar ações em domicílio nas cidades de Paulista e São Lourenço da Mata. A atuação acontece por meio da operação prevenção “Segundos que Salvam vidas”. 

De acordo com o Detran-PE foram disponibilizados agentes de trânsito e viaturas para contribuir com a vacinação de idosos com 85 anos ou mais, acamados e que moram em locais de difícil acesso. Para a ação, foram deslocadas quatro equipes fixas de agentes de trânsito, que vão estar das 8h às 16h à disposição da Secretaria Municipal de Saúde.

A nova modalidade de vacinação ocorre naqueles municípios em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. No caso de Paulista e São Lourenço da Mata, a visita é feita através dos cadastros de atenção básica já existentes em cada Secretaria.  

Segundo o chefe de fiscalização do Detran-PE, Anderson Moraes, a expectativa é que a campanha permaneça ao longo das próximas fases da vacinação. 

“Hoje observamos que o pessoal da saúde precisa desse apoio. Como os agentes de trânsito têm essa experiência de locomoção com a viatura, até mesmo nos lugares de difícil acesso, chegamos mais rápido nesses locais para levar a vacina. Participando da esperança que temos nela e chegando nas pessoas que têm dificuldade de se locomover para o posto de saúde ou até mesmo o drive”, completou Anderson Moraes. 
 


Segundo o diretor de fiscalização do Detran-PE, Sérgio Lins, para todos os pontos de drive-thru , há o Detran Itinerante, que é um caminhão com gerador próprio, frigobar (para conservação das vacinas) e banheiro. Também há viaturas para ordenar o trânsito. Lins reforça que, além de evitar aglomerações, o sistema oferece contribuição na prevenção do coronavírus, e ainda fiscaliza e organiza o tráfego de veículos nos pontos de vacinação. 

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter