RECIFE

Detran-PE e CTTU fazem operações para educação de trânsito na volta às aulas, no Recife

Ações devem contemplar outros bairros da capital pernambucana

Volta às aulasVolta às aulas - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) começou, na manhã desta quarta-feira (2), a operação Volta às Aulas, que tem como objetivo educar pedestres e condutores de veículos sobre prudência no trânsito. A ação contemplou a Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife.

O órgão colocou nas ruas a famosa Turma do Fom-Fom para ensinar as regras de forma lúdica. A ação deve se repetir ao longo do mês de agosto, em áreas de grande fluxo de veículos nas imediações de escolas públicas e privadas das Zonas Sul e Norte do Recife. Caderno de atividades com jogos e exercício, reforçando pontos essenciais para um trânsito mais seguro foram distribuídos pelo grupo.

Segundo o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, o órgão planejou a ação com antecedência para que o fluxo do trânsito voltasse à normalidade de forma harmônica.

“A gente tem que lembrar que o trânsito não contempla apenas o motorista, mas o motociclistas, ciclistas e pedestres. Se cada um respeitar as leis, o trânsito vai fluir de forma tranquila. Esta ação também não está presente somente em escolas privadas, mas também em públicas do Recife, passando para os pais e alunos essa questão de respeitar as leis e saber o que vão fazer ou não”, afirmou.

 

A Autarquia de Trânsito do Recife (CTTU) também se fez presente no dia da volta às aulas, na Rua Doutor Malaquias, também nas Graças. A Liga CTTU garantiu o auxílio aos pedestres na travessia e a importância de passar na faixa exclusiva para quem está andando na via. A música foi a grande aliada do grupo. A presidente da autarquia, Taciana Ferreira, fala sobre ter escolhido uma canção para conscientizar as pessoas.

“A música traz leveza e alegria para a ação, e a gente consegue dar mais acolhimento às dicas de segurança que estamos dando aqui. Esse é o papel do educador, transformar uma mensagem para que ela seja bem recebida é melhor assimilada”, explicou.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

 

Ferreira complementou ainda, dizendo que a importância da operação se dá para que haja uma diminuição nos acidentes de trânsito.

“Nós fazemos esta ação duas vezes por ano, em março ou fevereiro e em agosto, para fazer mais intenso o trabalho de educação para o trânsito e dando dicas de segurança. Mas isso não se dá apenas nesses meses, nós continuamos o trabalho com orientadores e com agentes de trânsito, fiscalizando, para que haja respeito no trânsito”, conclui.

O empresário Alexandre Ramos, que estava indo deixar a filha em uma escola do entorno, avaliou positivamente a operação.

“Eu acho muito legal, até para segurança dos nossos pequenos. O próprio colégio também oferece esse suporte para nós e é muito confortável para os pais que vêm deixar os filhos aqui, e se partiu da CTTU, melhor ainda”, comemorou.

Expectativa de aluno para volta às aulas
A mãe e advogada Aline Albuquerque destaca a expectativa para a volta às aulas. O filho dela, que também estuda próximo de onde estava acontecendo a operação da CTTU, estava ansioso para rever os colegas de escola.

“O filhão estava super empolgado para rever os amigos, estudar e brincar na escola. Ele quase não dormiu de ansiedade. O trânsito está naquele modelo do Recife”, detalhou.

Veja também

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio
incêndios florestais

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Newsletter