Logo Folha de Pernambuco

Documentos

Detran-PE implanta novas regras para emissão do CRLV e CRV

Resolução do Contran unifica emissão dos documentos de forma digital

CRLV digitalCRLV digital - Foto: Paulo Roberto/Detran-PE

Começam a vigorar em todo o País, nesta segunda-feira (4), as novas regras para emissão do Certificado de Registro de Veículo - CRV (recibo/DUT) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV (documento de porte obrigatório).

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), as medidas obedecem à resolução 809 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que versa sobre a emissão dos CRLV e CRV de forma unificada e digital.

O CRLV deixará de ser emitido em papel-moeda. Após quitar todos os débitos, com a devida compensação bancária e, não havendo restrições veiculares, o usuário deverá acessar o CRLV Eletrônico (CRLV-e). 

Esse acesso poderá ser feito de duas formas: baixar o CRLV-e no celular por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e acessar o CRLV-e no Portal de Serviços do Denatran.

Já o CRV (recibo/DUT) deixará de existir em papel-moeda. As informações gerais do CRV, com exceção da Autorização para Transferência de Propriedade (ATPV), passarão a fazer parte do CRLV Eletrônico (CRLV-e), incluindo o número de segurança necessário para baixar o CRLV-e no celular ou acessá-lo no Portal de Serviços do Denatran.

Os proprietários de veículos que, mesmo após quitarem todos os débitos, não conseguirem emitir o CRLV Eletrônico (CRLV-e) ou não tenham computador, celular ou impressora, ficando impossibilitadas de ter acesso ao CRLV-e, deverão agendar atendimento de “Análise para Emissão de CRLV” no site do Detran.

Veja também

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Newsletter