Logo Folha de Pernambuco

Segurança no Trânsito

Detran-PE inicia campanha Maio Amarelo com ação no Bairro do Recife

Ao longo do mês, será realizada uma ação por dia, com o objetivo de educar sobre a segurança no trânsito

Detran-PE realiza ação do Maio Amarelo, no Bairro do RecifeDetran-PE realiza ação do Maio Amarelo, no Bairro do Recife - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

O mês de maio começou com ação de conscientização sobre segurança no trânsito no Recife. Neste domingo (1), no Marco Zero da Cidade, o Detran-PE dá início a campanha Maio Amarelo, voltada para a importância da prevenção de incidentes no trânsito a partir da conscientização de condutores e da população em geral. . 
 
Como explica o gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE, Ivson Correia, a campanha inclui uma série de atividades programadas para ocorrer ao longo de todo o mês.
 
“Hoje o Detran dá o pontapé inicial para as ações da campanha do Maio Amarelo aqui em Pernambuco. Estamos aqui com vários serviços: um óculos que simula os efeitos da embriaguez no organismo, simulador de direção e também um óculos de realidade virtual, para que a pessoa tenha a experiência de se envolver em um sinistro de trânsito sem correr o risco de se machucar”, disse.
 


 
“Ao longo do mês teremos praticamente uma ação por dia. A gente vai fazer blitz educativa aqui na Região Metropolitana, a gente vai fazer ações em escolas, ações em shoppings”, adiantou. "Todas essas ações têm como único objetivo sensibilizar a população, porque a gente sabe que o fator humano é componente principal para a gente prevenir uma colisão, prevenir um sinistro, um acidente grave, ou uma morte no trânsito”, completou.

O estudante Eduardo Lima, de 47 anos, foi ao Bairro do Recife e aproveitou para participar da ação do Detran. Ele utilizou o simulador de direção e destaca que a ferramenta faz refletir, de fato, sobre a importância da prevenção. 
 
“Como eu tirei a habilitação há muito tempo, eu nunca usei o simulador. Mas a experiência aqui foi muito boa porque simula o pessoal alcoolizado e você tem a noção real do quanto é perigoso”, avaliou. “Eu acho que todo mundo deveria fazer porque você simula algo real e a  conscientização é muito mais forte”, acrescentou.
 
O coronel do Exército Francisco Maciel foi ao evento acompanhado de familiares e amigos e utilizou um óculos que simula a embriaguez. “Olha, a experiência não é agradável porque de fato a gente perde a segurança. A gente não sabe o que está fazendo, a visão fica atrapalhada e a gente pensa que está fazendo a coisa certa mas vai na direção errada”, disse.
 
Com a experiência, é possível perceber os perigos que podem ocorrer ao misturar bebida e direção. “Nós somos motociclistas e o motociclista depende muito da sua lucidez. E quando a gente vê uma situação dessa que somente um óculos tira a gente de prumo, e vamos parar em uma direção completamente oposta, então a gente consegue perceber que não somente a gente coloca a nossa vida em risco como também de outras pessoas”, ressaltou o coronel.
 
A professora Gabriela Granja Porto, da Universidade de Pernambuco, coordena um projeto para conscientizar os motociclistas sobre a importância do uso correto do capacete.

“Nós, como universidade, temos um estudo com cerca de mil pacientes, que estavam internados no Hospital da Restauração e no Hospital Regional do Agreste, e a gente viu que 40% não usava capacete no momento do acidente, 39% afirmou ter ingerido bebida alcoólica no momento do acidente e 30% é reincidente", explicou.
 
Como reforça a coordenadora, a utilização correta do item de proteção diminui os danos causados em acidentes de trânsito.

“Inclusive, a morbidade das fraturas de face seriam menores e também o tempo que os pacientes passam internados no hospital seriam reduzidos. Se eles têm uma fratura mais complexa, eles ficam mais tempo internados e ficam mais tempo sem exercer as suas atividades laborais, além de poderem ter os rostos deformados. Então, a gente acredita que essas campanhas de educação visam exatamente a diminuir essa morbidade no trânsito e diminuir, também, os acidentes de trânsito”, frisou.

Na ação deste domingo, que inicia o Maio Amarelo, o Detran-PE conta com a parceria, entre outros, da Operação Lei Seca (OLS), Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e Polícia Rodoviária Federal.  

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter