Logo Folha de Pernambuco

Pandemia

Devido à Covid-19, cidade na Espanha cancela corrida de touros pelo 2º ano consecutivo

A última vez que a cidade não celebrou o festival por dois anos consecutivos foi durante a Guerra Civil Espanhola

Corrida dos touros durante festa de São Firmino, na EspanhaCorrida dos touros durante festa de São Firmino, na Espanha - Foto: ANDER GILLENEA / AFP

O prefeito de Pamplona, cidade no norte da Espanha, anunciou nesta segunda-feira (26) o cancelamento da festa de São Firmino pelo segundo ano consecutivo devido ao alto índice de contágio por coronavírus na região e à baixa taxa de vacinação.
 
O festival, que tradicionalmente ocorre em julho, é marcado pela corrida de touros nas ruas de Pamplona e por nove dias de foliões bebendo, cantando e dançando vestidos com roupas brancas e lenços vermelhos no pescoço.
 
"Para meu desespero, sou forçado a suspender oficialmente o festival de São Firmino em 2021", disse o prefeito Enrique Maya. "É uma decisão dura, que afeta os sentimentos, e é um novo golpe para a economia de Pamplona."


Em fevereiro, Maya se recusou a cancelar o festival depois que a presidente da região de Navarra, Maria Chivite, anunciou que não haveria festas neste ano. Agora, o prefeito diz que "saúde é prioridade" e, portanto, a decisão não surpreende.
 
O cancelamento do ano passado foi o primeiro em mais de quatro décadas e foi um grande golpe financeiro para os bares, restaurantes e hotéis de Pamplona. A última vez que a cidade não celebrou o festival por dois anos consecutivos foi durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Newsletter