Dezembro Vermelho: Olinda promove ações sobre combate à Aids
Programação descentralizada da cidade oferta testagem, exames, palestras e orientações gratuitas
Começou nesta terça-feira (1º) e segue até a próxima sexta-feira (4) uma série de ações voltadas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, dentro da campanha Dezembro Vermelho, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.
Segundo a Secretaria de Saúde de Olinda, serão promovidas atividades gratuitas de saúde no Espaço Caenga, no bairro de Águas Compridas; na Policlínica Barros Barreto, no bairro do Carmo; e na Praça do Carmo.
No Espaço Caenga, sempre das 6h30 às 12h, serão ofertados serviços de testagem rápida de HIV/sífilis e de hepatite, além de aferição de pressão arterial e glicose, vacinas (hepatite e tríplice viral), distribuição de preservativos e palestras sobre HIV.
Leia também
• Elton John diz que pacientes com Aids não serão esquecidos em meio à pandemia e fará doação
• Preconceito e discriminação afetam diagnóstico do HIV/aids
Na Policlínica Barros Barreto, das 8h às 12h, serão feitas testagem e aconselhamento de HIV/sífilis.
Na quinta-feira (3), será a vez da Praça do Carmo receber, das 16h às 19h, outra ação de testagem e aconselhamento de HIV/sífilis.
As unidades estarão ornamentadas com laços vermelhos, faixas, cartazes, balões e exposição de painéis informativos.
O trabalho também vai contar com rodas de conversas em diferentes temas, versando sobre IST e a importância da testagem rápida, além distribuição de material educativo às pessoas atendidas nas unidades durante toda a campanha do Dezembro Vermelho.
No dia 16 de dezembro, uma roda de conversa e gerenciamento de HIV acontecerá com o público LGBTQ+, na Policlínica Barros Barreto, às 14h.
A programação busca,segundo a Prefeitura de Olinda, ampliar a visibilidade do segmento no município e abrir espaços com grande potencialidade para o acesso e acolhimento, testagem e gerenciamento de risco do HIV e da Aids, além de estimular a oferta de testagem e aconselhamento para a população dos territórios adstritos por estes serviços.
Por causa da pandemia de Covid-19, todas as atividades vão obedecer aos critérios de distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e equipamentos de proteção individual (EPI) por parte dos profissionais de saúde e usuários.
Dezembro Vermelho
O dia 1º de dezembro foi estabelecido internacionalmente em 1987, pela Assembleia Mundial de Saúde, com o apoio da ONU.
Esta data marca o início do Dezembro Vermelho, mês de intensificação das ações de enfrentamento e conscientização da epidemia do HIV e Aids no contexto mundial, nacional, estadual e municipal.