Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Dezembro Vermelho: Olinda promove ações sobre combate à Aids

Programação descentralizada da cidade oferta testagem, exames, palestras e orientações gratuitas

Policlínica Barros Barreto, em OlindaPoliclínica Barros Barreto, em Olinda - Foto: Divulgação

Começou nesta terça-feira (1º) e segue até a próxima sexta-feira (4) uma série de ações voltadas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, dentro da campanha Dezembro Vermelho, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.

Segundo a Secretaria de Saúde de Olinda, serão promovidas atividades gratuitas de saúde no Espaço Caenga, no bairro de Águas Compridas; na Policlínica Barros Barreto, no bairro do Carmo; e na Praça do Carmo.

No Espaço Caenga, sempre das 6h30 às 12h, serão ofertados serviços de testagem rápida de HIV/sífilis e de hepatite, além de aferição de pressão arterial e glicose, vacinas (hepatite e tríplice viral), distribuição de preservativos e palestras sobre HIV. 
 

Na Policlínica Barros Barreto, das 8h às 12h, serão feitas testagem e aconselhamento de HIV/sífilis. 

Na quinta-feira (3), será a vez da Praça do Carmo receber, das 16h às 19h, outra ação de testagem e aconselhamento de HIV/sífilis.

As unidades estarão ornamentadas com laços vermelhos, faixas, cartazes, balões e exposição de painéis informativos. 

O trabalho também vai contar com rodas de conversas em diferentes temas, versando sobre IST e a importância da testagem rápida, além distribuição de material educativo às pessoas atendidas nas unidades durante toda a campanha do Dezembro Vermelho.

No dia 16 de dezembro, uma roda de conversa e gerenciamento de HIV acontecerá com o público LGBTQ+, na Policlínica Barros Barreto, às 14h. 

A programação busca,segundo a Prefeitura de Olinda, ampliar a visibilidade do segmento no município e abrir espaços com grande potencialidade para o acesso e acolhimento, testagem e gerenciamento de risco do HIV e da Aids, além de estimular a oferta de testagem e aconselhamento para a população dos territórios adstritos por estes serviços.

Por causa da pandemia de Covid-19, todas as atividades vão obedecer aos critérios de distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e equipamentos de proteção individual (EPI) por parte dos profissionais de saúde e usuários. 

Dezembro Vermelho
O dia 1º de dezembro foi estabelecido internacionalmente em 1987, pela Assembleia Mundial de Saúde, com o apoio da ONU. 

Esta data marca o início do Dezembro Vermelho, mês de intensificação das ações de enfrentamento e conscientização da epidemia do HIV e Aids no contexto mundial, nacional, estadual e municipal.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter