Logo Folha de Pernambuco

CORONAVÍRUS

DF começa a vacinar adolescentes de 17 anos contra Covid-19

Há 30 pontos exclusivos para pessoas nessa faixa etária

VacinaçãoVacinação - Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

O Distrito Federal começa a vacinar nesta quarta-feira (24) os adolescentes com 17 anos sem comorbidades. Até a segunda passada (23), a capital estava imunizando somente pessoas com 18 anos ou mais e com 12 a 17 anos com comorbidades, autismo e síndrome de Down.

Neste grupo de 17 anos, como apenas a vacina da Pfizer/BioNTech foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esse será o imunizante disponibilizado nos postos de vacinação destinados pela Secretaria de Saúde. 

“Para evitar escolha de vacina por pessoas mais velhas, haverá 30 pontos exclusivos para pessoas com 17 anos”, informou o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, em entrevista coletiva ontem (23).

A decisão foi tomada, segundo Rocha, para evitar a escolha de vacinas. Se os pontos atendessem adolescentes e jovens e adultos, poderia haver uma opção por determinadas marcas.
 

Antecipação

O secretário da Casa Civil informou que com a chegada de novas doses da Pfizer/BioNTech terá início, a partir de quinta-feira (26), a vacinação para quem tem segunda dose marcada até o dia 3 de setembro.

A antecipação da vacina Oxford/AstraZeneca foi iniciada na semana passada, incluindo as pessoas com retorno para a segunda dose previsto até o dia 31 de agosto.

Decreto

Um novo decreto flexibilizou as regras para delivery e drive-thru. Até ontem, todos os estabelecimentos só podiam funcionar até a meia-noite, com esses serviços podendo ser estendidos até a 1h hora, com comanda emitida até a 0h. 

A partir desta terça, os estabelecimentos podem funcionar após meia-noite para as atividades de delivery e drive-thru. A limitação de horário para esses serviços foi extinta, podendo o comércio operar entregas e coleta de refeições ao longo da madrugada.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter