Logo Folha de Pernambuco

RÚSSIA X UCRÂNIA

'Dia D': Macron afirma, em cerimônia, que apoio à Ucrânia não 'fraquejará'; veja imagens

Em cerimônia dos 80 anos do Dia D, Macron discursou diante de outros líderes ocidentais

Em cerimônia do Dia D, Macron e BidenEm cerimônia do Dia D, Macron e Biden - Foto: Miguel Medina/AFP

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou, nesta quinta-feira (6), que não fraquejará no apoio à Ucrânia, durante a comemoração do 80º aniversário do Desembarque na Normandia, o chamado Dia D, cerimônia que contou com a presença de governantes ocidentais que aplaudiram de pé o líder ucraniano, Volodimr Zelensky.

"Agradeço ao povo ucraniano pela sua bravura. Estamos aqui e não fraquejaremos", disse Macron durante em discurso perante o presidente americano Joe Biden, o rei britânico Charles III e o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau.

Zelensky, cujo país luta contra a invasão russa desde fevereiro de 2022, foi convidado em um gesto simbólico para esta comemoração na qual os líderes ocidentais se reuniram na França para recordar o Dia D, a operação que abriu caminho para libertar a Europa da ocupação nazista.

A cerimônia na praia onde ocorreu o desembarque foi marcada pela ausência da Rússia, ao contrário do que ocorreu há 10 anos, devido à invasão à Ucrânia, apesar de a extinta União Soviética ter feito parte do lado que venceu a Segunda Guerra Mundial .

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter