Logo Folha de Pernambuco

Vacinação

Pernambuco realiza, neste sábado (16), o Dia D da Campanha de Multivacinação

Iniciativa tem como objetivo atualizar a caderneta de imunização de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade

Secretário da Saúde, André Longo, reforça a questão da vacinaçãoSecretário da Saúde, André Longo, reforça a questão da vacinação - Foto: Reprodução

 

A baixa cobertura vacinal em crianças e adolescentes tem sido uma das preocupações da Secretaria Estadual de Saúde. Por isso, o Governo do Estado promove, neste sábado, o Dia D da Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de imunização. A iniciativa é voltada a crianças e adolescentes de até 15 anos, que devem, acompanhados de pais, mães ou responsáveis irem aos mais de 2,4 mil postos que estarão em funcionamento.

“Estamos preocupados com a baixíssima cobertura das vacinas para este público. Muitas das doenças que são evitáveis por esses imunizantes são ainda mais graves para as crianças do que a Covid-19. Com as atuais coberturas, todos, mas especialmente as crianças, estão correndo perigo. É cada vez mais latente o risco do retorno de doenças que estavam erradicadas ou com baixa ocorrência, até porque não atingimos meta para nenhuma das vacinas indicadas para o público infantil em 2021”, enfatizou André Longo.

A campanha, que iniciou desde o dia 1º de outubro, segue até o dia 29. São disponibilizadas 18 tipos de vacinas. Para as crianças com menos de 7 anos, serão ofertados imunizantes de BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. Quem tem entre 7 e 14 anos pode receber a vacina de hepatite B, tríplice viral, febre amarela, varicela, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa.

“Os municípios devem elaborar estratégias que possibilitem o acesso desse público-alvo de maneira efetiva e rápida. Alternativas podem ser criadas, como a abertura de postos de saúde ou pontos de vacinação nos fins de semana, e até mesmo ir às escolas realizar a imunização no local”, afirmou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

 

Mais de cem salas no Recife

Na capital pernambucana, a ação será realizada das 8h às 17h. A Secretaria de Saúde (Sesau) vai disponibilizar 150 salas de vacinas. A lista dos pontos de vacinação está disponível no site da Prefeitura do Recife (http://www2.recife.pe.gov.br). A orientação da Sesau é que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para que o profissional de saúde possa avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal. Os profissionais do Programa de Imunização do Recife avaliam a necessidade de cada um, de acordo com a idade e as doses já tomadas.

 

Abertura em Olinda

A Secretaria de Saúde de Olinda vai realizar a abertura da campanha na Policlínica João Barros Barreto, no Carmo, com a presença do símbolo da campanha, Zé Gotinha e a seringa gigante. O município vai ofertar as vacinas em 42 unidades e policlínicas, no horário das 8h às 17h.  Como a iniciativa segue até o dia 29, a vacinação estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em qualquer unidade de saúde do município.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter