Logo Folha de Pernambuco

São Paulo

Dia da Consciência Negra agora é feriado em todo o estado de São Paulo

Comemorada em 20 de novembro, data celebra também Zumbi dos Palmares

20 de novembro, dia em que é comemorada a Consciência Negra, vira feriado em São Paulo20 de novembro, dia em que é comemorada a Consciência Negra, vira feriado em São Paulo - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasi

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, passa agora a ser feriado em todo o estado de São Paulo. A medida foi decretada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e publicada na edição desta quarta-feira (13) do Diário Oficial.

Até agora, cabia a cada um dos 645 municípios paulistas decidir se decretaria feriado na data. Na capital paulista, por exemplo, o Dia da Consciência Negra era considerado feriado municipal. Com a publicação do decreto estadual, a medida passa a valer, a partir de hoje, para todos os municípios de São Paulo.

Em 2003, com a publicação da Lei federal 10.639, que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, o Dia da Consciência Negra entrou no calendário escolar. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas não considerou a data feriado nacional.

A data de 20 de novembro faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, pelas mãos de tropas portuguesas. Zumbi dos Palmares comandou a resistência de milhares de negros contra a escravidão, no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas.

Veja também

Defesa Civil de Gaza anuncia 73 mortos em bombardeio israelense no norte do território
ATAQUE

Defesa Civil de Gaza anuncia 73 mortos em bombardeio israelense no norte do território

Na Pensilvânia, Trump ataca governo de Biden e Harris e diz que inflação piorou
Estados Unidos

Na Pensilvânia, Trump ataca governo de Biden e Harris e diz que inflação piorou

Newsletter