Dia da Consciência Negra: Caminhada Afroturística é destaque no Sítio Histórico
Interessados em participar devem preencher formulário online
Pela primeira vez em Pernambuco, o Dia da Consciência Negra será feriado. Para celebrar a data, o Sítio Histórico de Olinda recebe a Caminhada Afroturística Olinda Negra, no Sítio Histórico.
O ponto de partida será a partir das 9h de quarta-feira (20), no Mercado da Ribeira. Os interessados devem se inscrever através do formulário disponível no link no site da prefeitura (https://x.gd/2qvGG).
O roteiro exibe a cultura e história das ladeiras do Sítio Histórico de Olinda, em Pernambuco.
O passeio passa por lugares de patrimônios imateriais da cidade, negritando a relevância do povo preto em manifestações culturais como frevo, blocos, maracatus e afoxés, que fazem da cidade um Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.
Leia também
• UFPE promove evento em celebração ao Mês da Consciência Negra com debates e performances
• Consciência Negra: o que cada um pode fazer para combater o racismo
Personagens e histórias do povo negro também são ressaltados na experiência idealizada pela Associação Recreativa e Carnavalesca Afoxé Alafin Oyó, em parceria com o Guia Negro.
A rota definida pelo Afoxé Alafin Oyó será cumprida de 2h a 3h, dependendo da quantidade de pessoas presentes no encontro.
Portanto, a Prefeitura de Olinda o convida para conhecer a cidade a partir da perspectiva, experiências e memórias negras.
PONTO DE INTERESSE (ROTEIRO):
Mercado da Ribeira
Quatro cantos
Largo do Amparo
Alto da Sé
Largo do Bonsusesso
Praça do baobá
Sede do Afoxé Alafin Oyó