Logo Folha de Pernambuco

BOA VIAGEM

Dia Internacional da Mulher: Governo oferece serviços de cidadania para pernambucanas

Governadora Raquel Lyra esteve presente ao evento

Raquel Lyra em evento neste Dia Internacional da MulherRaquel Lyra em evento neste Dia Internacional da Mulher - Foto: Júnior Soares/Folha de Pernambuco

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (8), o Governo de Pernambuco ofereceu uma programação com serviços de cidadania voltados para mulheres. A ação aconteceu no Centro Esportivo Santos Dumont, Boa Viagem, Zona Sul do Recife. 

Dentre os atividades do dia, estavam a emissão de segunda via de documentos, aplicação da vacina da Covid-19, além de orientações profissionais e jurídicas.

"É um dia de comemoração pelo que as mulheres viveram e fizeram até aqui, mas é também um dia de luta e reflexão firme para a garantia de igualdade e respeito para as pernambucanas. O nosso papel tem sido atuar na criação de políticas públicas que verdadeiramente possam mudar a vida delas para melhor, com habitação, creches e com um olhar para as maternidades", afirmou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), presente ao local.

Também foram oferecidas atividades físicas e aula de dança. Para as mulheres empreendedoras, a Secretaria de Desenvolvimento Profissional (Sedepe) forneceu orientação profissional e explicações para a regularização do MEI (Microempreendedor Individual). 

A Agência de Empreendedorismo (AGE) também participou com o "Bora Empreender Mulher". O espaço permite que as mulheres tirem dúvidas e se inscrevam para participar do programa do Governo do Estado que disponibiliza linha de crédito para as mulheres.

Raquel Lyra e Priscila Krause no evento do Dia Internacional da MulherPriscila Krause e Raquel Lyra - Foto: Júnior Soares/Folha de Pernambuco

Segurança das mulheres
No evento, a governadora elencou medidas para segurança das mulheres. Segunda ela, a gestão garante proteção e repressão qualificada para evitar que as estatísticas de feminicídio no Estado cresçam.

"A gente mantém a Delegacia da Mulher com plantão 24 horas.. Temos avançado para garantir maior proteção da Lei Maria da Penha, garantindo, também, a promoção dessas ações para dentro das escolas", afirmou.

Raquel Lyra também citou a ideia de promover mais autonomia financeira ao público feminino: "Também queremos promover a autonomia das mulheres através de ações como o Microcrédito Orientado e no trabalho com empreendedorismo e qualificação profissional".

Dignidade e cidadania em todas as idades
O evento contou com a presença ilustre do Grupo 50+, composto por mulheres com idade mais avançada. Elas usam o Centro Esportivo Santos Dumont para atividades de lazer e esporte.

"Estou aqui com minhas amigas e estamos homenageando nós, mulheres", afirmou a diretora de turismo do Grupo 50+, Ernestina de Queiroz, 76 anos. "Estou muito feliz, já fiz minha aula de hidro, de dança. É um dia muito importante porque a gente se sente elogiada e aumenta a nossa autoestima", desabafou.

Veja também

Newsletter