Logo Folha de Pernambuco

Finados

Dia de Finados atrai visitantes ao Cemitério Parque das Flores, no Recife, e aquece vendas na área

Cemitério Parque das Flores tem área de 125 mil metros quadrados, nos quais estão abrigados 17.362 túmulos e 2.236 ossuários

Movimentação no cemitério Parque das Flores neste feriado de FinadosMovimentação no cemitério Parque das Flores neste feriado de Finados - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

A média de visitantes por mês no Cemitério Parque das Flores, na Zona Oeste do Recife, é de 4,5 mil pessoas. Neste Dia de Finados, quinta-feira (2), o público esteve presente no local para visitar túmulos de pessoas queridas. O movimento aqueceu as vendas.

Comerciante de flores, velas e coroas para os túmulos, Adenilza Ramos, comemora as vendas que estão, segundo ela, a todo vapor. As coroas custam R$ 100, o metro, e a caixa de velas com oito unidades custam R$ 10.

“O movimento está maravilhoso! As pessoas estão procurando muito o meu comércio, que tem flores naturais e artificiais”, disse ela.

Uma missa foi celebrada na necrópole pelo Monsenhor Luciano Brito, que falou sobre o valor da vida, de amar e homenagear as pessoas enquanto estão aqui, porque as lembranças ficam após a partida.

Lucia Peres, de 63 anos, foi ao local visitar os túmulos da avó, morta há 20 anos, e da tia, que partiu há dez. Ela contou que visita o cemitério com frequência.

“É um momento muito especial. A gente tem que matar a saudade e rever. Eles não estão aqui, mas a gente vem cuidar. Para mim isso tem grande importância. Enquanto vida eu tiver, estarei sempre aqui”, prometeu.

Moradora de Casa Amarela, na Zona Norte da capital, Ivete Gonçalves - 78 anos - visitou o túmulo que abriga restos mortais do marido, pais e irmãos.

“A gente tem que vir aqui mais vezes, não somente hoje. Este é um dia especial por ser dedicado aos finados. Eles têm merecimento dessa visita dos familiares e através dessa vinda aqui a gente se sente feliz e se conforta”, disse ela.

O Cemitério Parque das Flores tem área de 125 mil metros quadrados, nos quais estão abrigados 17.362 túmulos e 2.236 ossuários.

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter