Logo Folha de Pernambuco

Religião

Dia de Finados: confira a programação religiosa em alguns municípios pernambucanos

Missas e cultos serão realizados, ao longo do dia nos cemitérios públicos e particulares. Haverá também celebrações presididas pela Arquidiocese de Olinda e Recife

Cemitério de Santo Amaro irá receber o público das 7h às 18hCemitério de Santo Amaro irá receber o público das 7h às 18h - Foto: Arthur de Souza

Os municípios pernambucanos estão se preparando para o Dia de Finados, celebrado no dia de hoje, com programações para os visitantes. Nesta data, o fluxo de pessoas aumenta em todos os cemitérios do Estado, e familiares e amigos prestam homenagens aos seus entes queridos. O momento também é reservado a celebrações religiosas - tanto católicas quanto evangélicas - que serão realizadas nos cemitérios (veja a programação no infográfico abaixo). Cada espaço, seja público ou privado, faz sua programação ao longo do dia. 


Porém, devido à pandemia da Covid-19, para visitar os locais, é necessário que a população continue com os protocolos de higiene, como o uso de máscara e álcool em gel. Além de realizar o distanciamento social, evitando aglomerações.

 

Missas e cultos no Grande Recife

No Recife, os cinco cemitérios públicos do município (Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea) já estão prontos para receber os visitantes após uma série de serviços de manutenção. A expectativa é que aproximadamente 20 mil pessoas circulem pelos locais durante a data. Conhecido como o local em que diversas personalidades estão sepultadas, como a Menina sem nome e o artista Chico Science, o Cemitério de Santo Amaro atrai muitos visitantes todos os anos no Dia de Finados. O horário de atendimento, que normalmente é das 7h às 17h, será estendido até às 18h durante o feriado.


Em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, a expectativa é que os cemitérios públicos da cidade, localizados nos bairros do Guadalupe e Águas Compridas, recebam, hoje, cerca de 15 mil pessoas. Os cemitérios abrem das 7h às 17h.


Em Jaboatão dos Guararapes, a expectativa é de que aproximadamente 4 mil pessoas circulem pelos três cemitérios municipais (Saudade, Muribeca dos Guararapes e Parque da Paz). O horário de atendimento é das 8h às 17h.


A Prefeitura de Camaragibe realizou uma série de serviços de manutenção do cemitério municipal da cidade para receber o público. Seguindo os protocolos de prevenção ao contágio do novo coronavírus, mais pias foram instaladas no cemitério, que estará aberto das 5h às 22h. Na programação para a data, duas missas serão realizadas; uma às 6h, outra às 16h. 


No Paulista, o Cemitério Campo Santo São José passou por uma manutenção para melhor receber os visitantes.


Sem missas no Morada da Paz

No Cemitério e Crematório privado Morada da Paz, no Paulista, não haverá as tradicionais missas e demais celebrações religiosas em homenagem aos que se foram, por conta do protocolo de biossegurança da Covid-19, que impede aglomerações. Nas visitas, todos os protocolos sanitários contra a Covid-19 devem ser seguidos. Para quem deseja prestar as homenagens em casa, pode acessar o Morada da Memória (www.moradadamemoria.com.br).

Controle de fluxo em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru também preparou os cemitérios municipais para o Dia de Finados, intensificando ações de limpeza, manutenção, pintura e jardinagem. No feriado, os locais abrem das 5h às 17h, com controle de fluxo de entrada para evitar aglomerações.

Programação religiosa no Dia de FinadosEscreva a legenda aqui

 

Veja também

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Gripe aviária: EUA registram primeiro caso da doença em criança no país
ESTADOS UNIDOS

Gripe aviária: EUA registram primeiro caso da doença em criança no país

Newsletter