Logo Folha de Pernambuco

Direitos humanos

Dia de Luta Contra a Gordofobia: escolas municipais do Recife têm programação especial

Unidades de ensino receberão rodas de conversas que tratarão sobre autoestima, empatia e gordofobia

Gordofobia é o preconceito contra pessoas gordasGordofobia é o preconceito contra pessoas gordas - Foto: Depositphotos

O Recife celebra, no próximo sábado (10), o Dia Municipal de Luta Contra a Gordofobia, instituído por lei em 2021. Desta segunda-feira (5) à próxima segunda-feira (9), escolas da rede municipal de ensino terão roda de conversas e palestras com psicólogos que tratarão sobre autoestima, empatia e gordofobia.

As Escolas Municipais de Tempo Integral da Mangabeira, Pedro Augusto e Dom Bosco, além das Escolas Municipais Olindina Monteiro de Oliveira França, Octávio de Meira Lins, Vila Sésamo, Oswaldo de Lima Filho e Arraial Novo do Bom Jesus serão as unidades que contarão com a programação especial da semana. 

A Lei Municipal 18.832/2021 adotou medidas que asseguram a inclusão e a proteção da pessoa gorda nas unidades da rede do Recife de ensino. Durante todo o ano, todas as escolas da rede pública municipal são incentivadas a debater e fomentar o tema entre estudantes e profissionais, a fim de ampliar a discussão e diminuir o preconceito. O Recife foi a primeira capital brasileira a contar com leis antigordofobia. 

Entre os pontos garantidos pela lei, estão o direito a carteiras escolares adequadas para os biotipos corporais das pessoas gordas nas instituições de ensino básico e superior do Recife, sejam elas púbicas ou privadas, além de assegurar um ensino livre de discriminação ou práticas gordofóbicas. Essas carteiras já foram adquiridas pela Prefeitura do Recife e são distribuídas sob solicitação dos estudantes e unidades escolares. 

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter