Direitos humanos

Dia de Luta Contra a Gordofobia: escolas municipais do Recife têm programação especial

Unidades de ensino receberão rodas de conversas que tratarão sobre autoestima, empatia e gordofobia

Gordofobia é o preconceito contra pessoas gordasGordofobia é o preconceito contra pessoas gordas - Foto: Depositphotos

O Recife celebra, no próximo sábado (10), o Dia Municipal de Luta Contra a Gordofobia, instituído por lei em 2021. Desta segunda-feira (5) à próxima segunda-feira (9), escolas da rede municipal de ensino terão roda de conversas e palestras com psicólogos que tratarão sobre autoestima, empatia e gordofobia.

As Escolas Municipais de Tempo Integral da Mangabeira, Pedro Augusto e Dom Bosco, além das Escolas Municipais Olindina Monteiro de Oliveira França, Octávio de Meira Lins, Vila Sésamo, Oswaldo de Lima Filho e Arraial Novo do Bom Jesus serão as unidades que contarão com a programação especial da semana. 

A Lei Municipal 18.832/2021 adotou medidas que asseguram a inclusão e a proteção da pessoa gorda nas unidades da rede do Recife de ensino. Durante todo o ano, todas as escolas da rede pública municipal são incentivadas a debater e fomentar o tema entre estudantes e profissionais, a fim de ampliar a discussão e diminuir o preconceito. O Recife foi a primeira capital brasileira a contar com leis antigordofobia. 

Entre os pontos garantidos pela lei, estão o direito a carteiras escolares adequadas para os biotipos corporais das pessoas gordas nas instituições de ensino básico e superior do Recife, sejam elas púbicas ou privadas, além de assegurar um ensino livre de discriminação ou práticas gordofóbicas. Essas carteiras já foram adquiridas pela Prefeitura do Recife e são distribuídas sob solicitação dos estudantes e unidades escolares. 

Veja também

Os Mercedes: família salvadorenha sofre com gangues e governo
gangues

Os Mercedes: família salvadorenha sofre com gangues e governo

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio
incêndios florestais

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Newsletter