Logo Folha de Pernambuco

Nossa Senhora Aparecida

Dia de Nossa Senhora Aparecida com celebrações e muita fé em Pernambuco

Foto: Paulo Almeida/ Folha de Pernambuco

Marcado pela celebração de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, 12 de outubro é um dia de muita fé, orações e festividades para o povo católico. Para prestigiar a padroeira do Brasil, as paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) prepararam diversas programações para os fiéis, como missas e carreatas. De acordo com a Arquidiocese, existem quatro paróquias dedicadas a Nossa Senhora Aparecida no território.

Para o Padre Amaro dos Santos Neto, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida do Ipsep, a data é de orações por dias melhores.

“Celebrar a Nossa Senhora Aparecida para o povo brasileiro é um dia muito especial, porque as pessoas se identificam com ela. Para nós, também é um motivo de muita esperança, pois estamos passando por um período de pandemia e poder celebrar essa data tão importante é um momento de pedirmos a Deus um pouco de paz interior, tempos melhores e um futuro mais esperançoso, para que 2022 venha cheio de alegrias e coloque essa pandemia para bem longe”, explicou.

Ao longo do dia, diversas celebrações serão realizadas. “Serão realizadas quatro missas e uma carreata que irá passar pelas ruas do bairro. E a última celebração, logo após a carreata, será presidida pelo nosso Arcebispo Dom Fernando Saburido. Durante o dia, a igreja também estará aberta para as pessoas que quiserem vir pagar as suas promessas e elevar à Nossa Senhora os seus louvores”, acrescentou o Padre.

Os fiéis que preferem acompanhar as celebrações de forma on-line podem conferir as missas ao vivo através do canal do Youtube da paróquia: www.youtube.com/c/PadroeiraAparecidaRecife (Aparecida Recife).

Prevenção contra a Covid-19

Como forma de prevenção à Covid-19, a capacidade no local é de até 300 pessoas. Além disso, no local, a Pastoral da Acolhida realiza o controle do fluxo de pessoas, afere a temperatura corporal dos fiéis e fiscaliza o uso de máscaras.

Para respeitar o distanciamento social e controlar o número de pessoas, os bancos da igreja estão demarcados. Se a paróquia estiver com a capacidade máxima, as pessoas também podem conferir as celebrações da calçada da igreja, onde se encontram caixas de som.

Muitos anos de fé

A mais antiga catequista da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida do Ipsep, Maria Célia da Silva, começou a frequentar o local quando ainda era uma capela, em 1957. Para ela, as celebrações do dia da padroeira são muito especiais.

Foto: Paulo Almeida/ Folha de Pernambuco 

“É uma coisa gratificante, porque não é só a gente vir para as celebrações, é procurar uma mudança, uma maturidade espiritual em nossos corações e também transmitir algo para as pessoas. Esse ano essa celebração está me tocando muito devido à pandemia, porque eu não estava vindo para a igreja, mas todos os dias fazia as minhas orações e assistia às missas através dos canais. A paróquia é mesmo que ser a minha segunda família”, destacou a fiel.

Veja também

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado
Venezuela

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado

Newsletter