Dia de Nossa Senhora Aparecida com celebrações e muita fé em Pernambuco
Marcado pela celebração de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, 12 de outubro é um dia de muita fé, orações e festividades para o povo católico. Para prestigiar a padroeira do Brasil, as paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) prepararam diversas programações para os fiéis, como missas e carreatas. De acordo com a Arquidiocese, existem quatro paróquias dedicadas a Nossa Senhora Aparecida no território.
Para o Padre Amaro dos Santos Neto, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida do Ipsep, a data é de orações por dias melhores.
“Celebrar a Nossa Senhora Aparecida para o povo brasileiro é um dia muito especial, porque as pessoas se identificam com ela. Para nós, também é um motivo de muita esperança, pois estamos passando por um período de pandemia e poder celebrar essa data tão importante é um momento de pedirmos a Deus um pouco de paz interior, tempos melhores e um futuro mais esperançoso, para que 2022 venha cheio de alegrias e coloque essa pandemia para bem longe”, explicou.
Ao longo do dia, diversas celebrações serão realizadas. “Serão realizadas quatro missas e uma carreata que irá passar pelas ruas do bairro. E a última celebração, logo após a carreata, será presidida pelo nosso Arcebispo Dom Fernando Saburido. Durante o dia, a igreja também estará aberta para as pessoas que quiserem vir pagar as suas promessas e elevar à Nossa Senhora os seus louvores”, acrescentou o Padre.
Os fiéis que preferem acompanhar as celebrações de forma on-line podem conferir as missas ao vivo através do canal do Youtube da paróquia: www.youtube.com/c/PadroeiraAparecidaRecife (Aparecida Recife).
Leia também
• Ipojuca é o destino mais procurado para feriado de 12 de outubro
• Paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife celebram Nossa Senhora Aparecida; confira programação
• PE: Confira o que abre e o que fecha no feriadão de Nossa Senhora Aparecida
Prevenção contra a Covid-19
Como forma de prevenção à Covid-19, a capacidade no local é de até 300 pessoas. Além disso, no local, a Pastoral da Acolhida realiza o controle do fluxo de pessoas, afere a temperatura corporal dos fiéis e fiscaliza o uso de máscaras.
Para respeitar o distanciamento social e controlar o número de pessoas, os bancos da igreja estão demarcados. Se a paróquia estiver com a capacidade máxima, as pessoas também podem conferir as celebrações da calçada da igreja, onde se encontram caixas de som.
Muitos anos de fé
A mais antiga catequista da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida do Ipsep, Maria Célia da Silva, começou a frequentar o local quando ainda era uma capela, em 1957. Para ela, as celebrações do dia da padroeira são muito especiais.
“É uma coisa gratificante, porque não é só a gente vir para as celebrações, é procurar uma mudança, uma maturidade espiritual em nossos corações e também transmitir algo para as pessoas. Esse ano essa celebração está me tocando muito devido à pandemia, porque eu não estava vindo para a igreja, mas todos os dias fazia as minhas orações e assistia às missas através dos canais. A paróquia é mesmo que ser a minha segunda família”, destacou a fiel.