Dia de Santa Luzia tem programação extensa na igreja da Torre
De acordo com a organização da festa, cerca de 20 mil pessoas devem passar pela Igreja da Torre, localizada na Zona Oeste do Recife
A tradicional festa de Santa Luzia, realizada nesta sexta-feira (13), vai contar com uma extensa programação de celebração à Santa. Ao longo do dia, serão celebradas seis missas, a procissão e a bênção dos olhos. De acordo com a organização da festa, cerca de 20 mil pessoas devem passar pela Igreja da Torre, localizada na Zona Oeste do Recife.
Monsenhor Romeu da Fonte, que convive com a paróquia há mais de 50 anos, conta que a tradição de lembrar Santa Luzia como a padroeira da visão tem origem na história dela. “Ela era tão bonita que arrancaram-lhe olhos para provar que ela podia ficar feia. Ainda assim, ela deixou claro a todos que a beleza não está nos olhos, mas sim na vida e na fé em Jesus Cristo”, afirmou o pároco. “Santa Luzia era um exemplo porque ela, apesar de ser jovem, tinha muita sabedoria e amor por Jesus. Quem ama a Jesus Cristo de verdade é forte como ela.”
Já nas primeiras missas, os fiéis demonstraram a devoção pela Santa. A aposentada Juraci Cavalcanti, 70, foi à igreja para agradecer à Santa Luzia por um procedimento cirúrgico bem sucedido. “Há dois anos eu fiz uma cirurgia nos olhos. Antes eu tinha miopia e astigmatismo, mas fui ao médico e ele me disse que estava com um quadro de catarata já avançado. Hoje estou feliz e curada e devo isso a Deus, em primeiro lugar e a Santa Luzia.”
Leia também:
Dia de Nossa Senhora da Conceição é marcado por histórias de fé
Igreja dos Santos Cosme e Damião vai passar por restauração em Igarassu
Igreja entrega ao Governo carta contra usina nuclear no Sertão de Pernambuco
Marinete Severina, 71, conta que costuma ir à igreja no dia de Santa Luzia para agradecer pela vida e celebrar a memória do marido, que era devoto da padroeira e costumava acompanhá-la. “Vim agradecer a Deus e a Santa Luzia, como faço todos os dias. Mas hoje é especial, agradeço pelos meus filhos, por meus amigos e pela minha vida”, diz Marinete, que chegou cedo e assistiu a primeira missa.
Nesta sexta, estão programadas missas para as 6h, 7h30, 9h, 10h30, 12h e 17h (missa campal). A procissão pelas ruas do bairro acontece às 18h30, após a última missa.
Centenária, a celebração à Santa Luzia no bairro da Torre, remete ao ano de 1892, quando um industrial encomendou uma imagem da Santa para uma fábrica que funcionava no bairro. Trazida de Portugal, a imagem foi instalada, com o fechamento da fábrica, na Igreja da Torre, local onde a festa é celebrada até hoje.

