Logo Folha de Pernambuco

RECIFE

Dia de São Pedro: devotos celebram o "Santo da chuva" na Zona Sul do Recife

A tradicional Colônia de Pescadores do Pina, na Zona Sul da cidade, realiza uma série de homenagens ao santo, considerado o padroeiro dos pescadores e o "santo da chuva"

Missa em celebração ao dia de São PedroMissa em celebração ao dia de São Pedro - Foto: Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco.

Uma manhã de quinta-feira chuvosa marca o Dia de São Pedro, celebrado neste 29 de junho, no Recife. A tradicional Colônia de Pescadores do Pina, na Zona Sul da cidade, realiza uma série de homenagens ao santo, considerado o padroeiro dos pescadores e o “Santo da chuva”.

Muitos devotos do padroeiro se reúnem em frente à sede da instituição. No local, foi montado um espaço para celebração da missa dedicada a São Pedro, conduzida pela Paróquia de Brasília Teimosa. Após a celebração, os fiéis saem em procissão pelas ruas do bairro e do Pina. 

Aos 77 anos, o pescador Augusto de Lima fez questão de participar da cerimônia. “Toda a minha luta de vida social e econômica foi a atividade pesqueira”, lembrou. O Dia de São Pedro é uma das datas mais importantes para a categoria.
 
“Isso representa uma identidade cultural e social dos pescadores. Todos os anos, no dia 29, é celebrada uma missa e feita uma procissão terrestre e fluvial em agradecimento dos pescadores a São Pedro, com os representantes dos pescadores, que fazem seus pedidos e suas oferendas”, comentou.

Pescador e morador da região, Thiago Moreira dos Santos, de 48 anos, também destaca a devoção dos pescadores ao padroeiro.

“A minha vida toda foi aqui na colônia. Nasci e me criei aqui. Eu me tornei pescador profissional há 13 anos, mas eu sempre vivi da pesca. A gente sai para o mar para pescar e sempre pedimos muita proteção a Deus e a São Pedro”, comentou.
 

Responsável por celebrar a missa, o Padre Humberto Ferreira ressalta a importância da data. “Toda a comunidade de pescadores vem renovar a fé nessa figura tão importante para a igreja, para a sociedade, que é a São Pedro”, comentou.

A Presidente da Colônia de Pescadores do Pina, Sandra Lima, de 39 anos, reforçou a importância e a tradição das celebrações do Dia de São Pedro. “Eu venho de família de pescadores, também já pesquei. É uma tradição mesmo. E a maioria dos pescadores são devotos de São Pedro e têm ele como protetor. Esse momento é importante para a comunidade porque Brasília Teimosa é uma comunidade tradicional pesqueira”, frisou.

A dona de casa Sandra Valéria, 52 anos, emocionou-se durante a cerimônia. “Eu moro aqui próximo, sou vizinha da colônia, e me toca muito esse momento. Minha mãe sempre estava aqui, faz dois anos que eu a perdi, e aí eu fico muito emocionada”, contou.

No fim da tarde, as celebrações continuam com a programação do clico junino montada pela Prefeitura do Recife.

Veja também

Ao menos 92 mortos em bombardeios israelenses na cidade síria de Palmyra
Guerra no oriente médio

Ao menos 92 mortos em bombardeios israelenses na cidade síria de Palmyra

PM que atirou em aluno de Medicina é indiciado por homicídio doloso
São Paulo

PM que atirou em aluno de Medicina é indiciado por homicídio doloso

Newsletter