Logo Folha de Pernambuco

PROGRAMAÇÃO

Dia dos professores é feriado? Entenda origem e veja como será expediente nas escolas

A data tem origem no período imperial da história do Brasil

Veja como ficam as aulas no Dia dos Professores Veja como ficam as aulas no Dia dos Professores  - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Dia dos Professores, comemorado nesta terça-feira, 15 de outubro, é tradicionalmente marcado por interrupções nas atividades escolares, em reconhecimento ao trabalho dos educadores em todo o Brasil.

A data é histórica no país tem sua origem ainda no período imperial. 

Origem do Dia dos Professores

No dia 15 de outubro de 1827, Pedro I, imperador do Brasil à época, assinou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil.

Essa determinação tratava de questões como a descentralização do ensino, salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender nas Escolas de Primeiras Letras.

Entretanto, a data em celebração ao trabalho dos educadores só veio aparecer mais de um século depois. 

A "Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor" foi formada em 1947 no estado de São Paulo, que oficializou a Lei Estadual nº 174.

Um dos líderes do movimento foi o educador Salomão Becker. As escolas de São Paulo passaram a celebrar o Dia dos Professores. 

A data só virou nacional por meio do Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963, homologado pelo então presidente João Goulart.

Vale destacar que o Dia dos Professores não é um feriado nacional, mas sim um feriado escolar.

Alunos e professores ficam com o dia livre, porém outros serviços da sociedade como comércios e serviços não são alterados. 

Expediente em Pernambuco 

A data vai modificar o funcionamento de escolas e creches da rede privada e pública, na Região Metropolitana do Recife e, também, em na rede estadual de ensino de Pernambuco.

De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), nas escolas particulares, o feriado será na terça-feira, enquanto a segunda-feira (14) foi negociada como dia livre, em um acordo que transferiu as atividades para o dia 29 de janeiro, devido ao início antecipado das aulas neste ano.

Apesar disso, as instituições podem manter o expediente administrativo nesta segunda-feira, mas não haverá aulas.

Nas escolas da rede estadual, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (Seduc) informou que a paralisação das aulas ocorrerá apenas no feriado de terça-feira, com expediente normal nesta segunda-feira, 14.

A medida mantém o cronograma letivo, sem alterações no início da semana. 

Já nas escolas e creches da rede municipal do Recife, não haverá funcionamento nesta segunda e terça-feira.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou que as aulas serão mantidas normalmente no Dia do Professor, já que o feriado da categoria ocorre no Dia do Servidor Publico, celebrado em 28 de outubro.

Veja também

Laboratório alega falha humana em resultados errados de testes de HIV
HIV

Laboratório alega falha humana em resultados errados de testes de HIV

Mel de açaí tem propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e cardioprotetoras, diz Embrapa
Saúde

Mel de açaí tem propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e cardioprotetoras, diz Embrapa

Newsletter