Logo Folha de Pernambuco
Celebração

Recife: Dia Internacional da Síndrome de Down será celebrado com bolo de rolo gigante

Com 50 metros de comprimento e 1,5 toneladas, bolo de rolo gigante será montado por pessoas com Síndrome de Down na Boulevard Rio Branco, no próximo domingo (23)

Dia Internacional da Síndrome de Down será celebrado neste domingo (23), no RecifeDia Internacional da Síndrome de Down será celebrado neste domingo (23), no Recife - Foto: Equipe SDHJ/Divulgação

Para lembrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado anualmente no dia 21 de março, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, vai realizar uma programação com sabor pernambucano. Neste domingo (23), a Boulevard Rio Branco, na área central da capital pernambucana, vai abrigar o maior bolo de rolo já visto: 50 metros de comprimento e 1,5 toneladas. 

A montagem do bolo vai começar às 6h da manhã com o apoio de 45 pessoas com síndrome de Down que fazem parte do grupo Fazendo Acontecer e deverá durar quatro horas. 

O corte do bolão está previsto para às 10h21, em referência à trissomia do cromossomo 21 (característica da condição Síndrome de Down).

A programação também contará com sessão de alongamento para os participantes do evento. Além disso, estão previstas nove apresentações artísticas: cover de Michael Jackson, grupo de dança Arco-íris dos Sonhos, Coral Instituto Maria Alcoforado, Banda do Cervac, Ciranda Projeto Encontro, passistas de frevo, Maracatu do Integrarte, Down+ e Tio Rodrigo.

“Esse evento é o primeiro entre vários que faremos com o mote ‘Recife, Capital da Inclusão’. É preciso ocupar o centro da cidade com iniciativas que marquem a importância de temas como acessibilidade e inclusão social. A ação de domingo será realizada em parceria com o grupo Fazendo Acontecer. Além do Dia Internacional da Síndrome de Down, vamos comemorar o aniversário do Recife”, detalhou o secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho. 

“Será um momento de cultura e lazer, estimulando a autonomia das pessoas com síndrome de Down e contribuindo com a construção de uma sociedade cada vez mais plural”, acrescentou ele. 

O bolo de rolo de 50 metros será feito através de uma parceria com a Fino Nordeste, franquia de bolo do rolo, a Fecomércio-PE e o SESC-PE. O chefe Mauro de Castro, proprietário da Fino Nordeste, é o responsável pela montagem da iguaria. 

“Fazer um bolo de rolo gigante não é só uma questão de aumentar a receita, mas de ajustar toda a técnica. O maior desafio está na laminação da massa — quanto maior a área, mais difícil manter a espessura uniforme e evitar que quebre na hora de enrolar. Além disso, a distribuição do recheio precisa ser precisa para que o bolo fique equilibrado e não desmorone. Estamos trabalhando com precisão e estratégia para garantir que cada etapa saia perfeita e que esse recorde seja conquistado com qualidade”, explicou ele. 

Síndrome de Down
A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma alteração genética que ocorre em todas as etnias. As causas exatas dessa condição ainda são desconhecidas, mas sabe-se que ela se desenvolve durante a gestação, quando o embrião é formado com 47 cromossomos, em vez dos 46 habituais.

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março, em referência à trissomia do cromossomo 21. A data foi estabelecida pela Down Syndrome International, a partir de uma sugestão do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra, e faz parte do calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo reconhecida pelos 193 países-membros. 

O principal objetivo da celebração é promover a informação e a conscientização sobre a Síndrome de Down, estimulando a inclusão e o respeito.
 

Veja também

Newsletter