Logo Folha de Pernambuco

MEIO AMBIENTE

Dia Nacional da Árvore: Parque Dois Irmãos, no Recife, celebra data com programação especial

Série de atividades voltadas para a educação ambiental marca o próximo dia 21

Árvore no Parque Dois Irmãos, no RecifeÁrvore no Parque Dois Irmãos, no Recife - Foto: Ingreti Santos/Semas

O Dia Nacional da Árvore, comemorado no sábado (21), terá programação especial no Parque Dois Irmãos, no bairro homônimo da Zona Norte do Recife.

Entre 9h e 16h, visitantes terão a oportunidade de aprender sobre a importância da flora, especialmente sobre o bioma da Mata Atlântica.

A gerente geral do parque, Marina Falcão, destaca que há cerca de 900 árvores por hectare na Mata de Dois Irmãos e 700 árvores por hectare na Mata do Brejo dos Macacos — o Parque Dois Irmãos tem mais de 1.000 hectares de extensão e é dividido por essas duas matas.

“Conseguem imaginar os benefícios de todas essas árvores juntas no meio da cidade? Suas raízes protegem o solo e auxiliam na filtragem das águas das chuvas. Seu tronco e folhas também estão relacionados a processos importantes para a manutenção da vida, a fotossíntese, sequestro e estoque de carbono, ciclos hidrológicos, purificação do ar e regulação da temperatura ao redor são alguns deles. Sem falar da interação com a fauna, garantindo abrigo e alimento para uma infinidade de animais, inclusive o homem”, afirma Marina.

A programação inclui visita ao viveiro florestal para conhecer exemplares de mudas nativas e uma trilha interpretativa pelo fragmento de mata do Parque, permitindo aos visitantes contemplar o desenvolvimento das árvores e a biodiversidade local.

Para participar da trilha, é necessário realizar a inscrição no prédio administrativo do parque e usar calça comprida e sapato fechado.

Parque Dois Irmãos, no RecifeEntrada do Parque Dois Irmãos, no Recife (Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco)

Programação
9h às 16h -
atividades lúdicas sobre o Dia da Árvore
10h - visita ao Viveiro florestal e trilha do Visgueiro

Ingresso
O ingresso custa R$ 5 para a entrada inteira e R$ 2,50 para meia entrada. Crianças até cinco anos têm acesso gratuito.

Pessoas a partir de 60 anos, estudantes com carteira estudantil, professores e pessoas com deficiência, bem como seus acompanhantes, têm direito à meia entrada.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter