Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: cegos participam de show da Orquestra Criança Cidadã
Cerca de 30 pessoas foram convidadas pela orquestra
O concerto promovido pela Orquestra Criança Cidadã, no Quartel do Cabanga, Zona Sul do Recife, na manhã desta quinta-feira (21), teve como convidados especiais cerca de 30 pessoas com deficiência visual ou de baixa visão que integram o Instituto de Cegos Antônio Pessôa de Queiroz, em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O instituto é mantido pela Santa Casa.
A ideia surgiu da perspectiva de que uma pessoa com deficiência visual teria como apreciar um evento desse tipo, visto que se trata de uma experiência inteiramente auditiva.
Leia também
• Italiano é preso no Aeroporto com 8 quilos de cocaína; droga estava em bagagem
• Aniversário de 80 anos da Unicap é celebrado com apresentações musicais no Teatro de Santa Isabel
• Festival de Teatro do Agreste: espetáculos e formações gratuitos em Caruaru e no Recife
Os cegos receberam orientações do maestro Jadson Dias para ouvir músicas tocadas por 70 alunos do bairro do Coque que compõem a orquestra, com instrumentos de cordas friccionadas, sopro e percussão.
Maria dos Prazeres, de 55 anos, ficou feliz em participar do concerto. Ela ficou cega por causa da diabetes. É a primeira vez que ela tem a experiência auditiva presencialmente.
“Eu já tinha visto uma orquestra na televisão. Eu me emocionei muito, porque me fez lembrar quando eu era menor, que eu tocava em banda marcial. É muito lindo escutar essas crianças tocando. É um privilégio muito grande. Ouvir cada instrumento é muito lindo. Os sons parecem ser iguais, mas não são”, disse.
Giovana Yasmim toca flauta transversal e comemora a oportunidade de levar as melodias aos ouvidos das pessoas com deficiência visual.
“É uma coisa muito boa estar apresentando a eles a música. São pessoas que nunca escutaram pessoalmente, só pela televisão. E é muito bom estar aqui apresentando para eles umas coisas novas”, concluiu.