Logo Folha de Pernambuco

Dia Nacional do Ciclista

Quais trajetos podem ser feitos usando rotas cicláveis no Recife?

Atualmente, a malha cicloviária da cidade conta com 158 KM

Ciclofaixa no RecifeCiclofaixa no Recife - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Cruzar o Recife de bicicleta? Neste Dia Nacional do Ciclista, 19 de agosto, saiba que está cada vez mais possível. Ciclovias e ciclofaixas já ligam trechos entre o Centro, Zona Norte, Zona Sul e Zona Oeste da cidade, possibilitando o uso de bicicleta para ainda mais percursos.

O trajeto entre o bairro da Várzea e o bairro de Afogados, por exemplo, pode ser feito completamente por vias cicláveis. O trecho entre o bairro da Ilha do Retiro e o bairro de Santo Amaro também. 

Entre 2013 e 2017, a cidade contou com um aumento de 560% das rotas cicláveis. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), até 2024 o Recife terá 250 km de rede cicloviária. Atualmente a cidade conta com  158 km. 

De acordo com a Prefeitura do Recife, aproximadamente 27% dos usuários de automóvel e 13% dos usuários de transporte público percorrem diariamente distâncias inferiores a 5 km, trecho que leva, em média, 15 minutos de tempo se feito de bicicleta. 

Pesquisa de origem e destino feita na capital pernambucana aponta que o bairro em que as pessoas mais utilizam a bicicleta como meio de transporte para o trabalho é a Várzea, na Zona Oeste. As pessoas que trabalham na Várzea e utilizam a bicicleta residem nos bairros da Iputinga, Torrões, Caxangá e San Martim, percorrendo uma distância média de 4,8 km.

Rotas pelo Recife, veja o mapa:

Mapa das rotas cicláveis do Recife

Veja alguns exemplos de trechos:

Ligação Norte-Centro

Entre o bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife e o bairro da Boa Vista, no Centro, o ciclista segue a rota: Estrada do Arraial > Rua Sebastião Alves >  Rua Padre Roma > Rua do Futuro > Rua Neto de Mendonça > Rua General Abreu e Lima > Rua Salvador de Sá > Avenida Santos Dumont > Rua Amaro Coutinho > Rua Pedro Alves > Rua da Coragem > Rua Antônio Rangel > Rua Marechal Deododo > Rua Othon Paraíso > Avenida Norte > Rua Treze de Maio > Rua Bispo Cardoso Ayres > Avenida Oliveira Lima > Beco do Estudante > Avenida Conde da Boa Vista.

Ligação Oeste-Sul

Entre o bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife, e o bairro de Boa Viagem, na Zona Sul, o ciclista passa por rotas cicláveis no seguinte trecho: Rua 21 de Abril > Rua Arquiteto Luiz Nunes > Rua Paris > Rua Jean Émile Favre > Rua Itacari > Avenida General Mac Artur > Rua Antônio Falção e Via Mangue. 

Dia Nacional do Ciclista
O Dia Nacional do ciclista, instituído em 22 de novembro de 2017, é celebrado nesta quinta-feira (19). A data rememora a perda do ciclista e ativista Pedro Davison, que foi atropelado em Brasília em 2006, aos 25 anos. Pedro fazia um percurso corriqueiro de bicicleta e foi atropelado por um motorista que dirigia embriagado, excedia a velocidade permitida e estava com a CNH vencida. 

O autor do crime só foi condenado quatro anos depois, por homicídio doloso. Leonardo Luiz da Costa foi sentenciado a 6 anos de prisão em regime semiaberto após julgamento de quase 10 horas. 

Em 2017, após a manifestação de diversas entidades, a Lei 13.508 oficializou o Dia Nacional do Ciclista em memória de Pedro Davison. 

A celebração do Dia Nacional do Ciclista é uma data comumente relacionada à reflexão sobre os cuidados no trânsito e o respeito ao ciclista nas vias.  

Veja também

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos
Suspeitas

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe
fraude

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe

Newsletter