Quais trajetos podem ser feitos usando rotas cicláveis no Recife?
Atualmente, a malha cicloviária da cidade conta com 158 KM
Cruzar o Recife de bicicleta? Neste Dia Nacional do Ciclista, 19 de agosto, saiba que está cada vez mais possível. Ciclovias e ciclofaixas já ligam trechos entre o Centro, Zona Norte, Zona Sul e Zona Oeste da cidade, possibilitando o uso de bicicleta para ainda mais percursos.
O trajeto entre o bairro da Várzea e o bairro de Afogados, por exemplo, pode ser feito completamente por vias cicláveis. O trecho entre o bairro da Ilha do Retiro e o bairro de Santo Amaro também.
Leia também
• Recife inicia implantação da Ciclofaixa Rua do Futuro, na Zona Norte
• Recife ganha novas ciclofaixas nos bairros de Santo Antônio e Hipódromo
• Prefeitura inicia sinalização de ciclofaixa na Cidade Universitária e muda trânsito
Entre 2013 e 2017, a cidade contou com um aumento de 560% das rotas cicláveis. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), até 2024 o Recife terá 250 km de rede cicloviária. Atualmente a cidade conta com 158 km.
De acordo com a Prefeitura do Recife, aproximadamente 27% dos usuários de automóvel e 13% dos usuários de transporte público percorrem diariamente distâncias inferiores a 5 km, trecho que leva, em média, 15 minutos de tempo se feito de bicicleta.
Pesquisa de origem e destino feita na capital pernambucana aponta que o bairro em que as pessoas mais utilizam a bicicleta como meio de transporte para o trabalho é a Várzea, na Zona Oeste. As pessoas que trabalham na Várzea e utilizam a bicicleta residem nos bairros da Iputinga, Torrões, Caxangá e San Martim, percorrendo uma distância média de 4,8 km.
Rotas pelo Recife, veja o mapa:
Veja alguns exemplos de trechos:
Ligação Norte-Centro
Entre o bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife e o bairro da Boa Vista, no Centro, o ciclista segue a rota: Estrada do Arraial > Rua Sebastião Alves > Rua Padre Roma > Rua do Futuro > Rua Neto de Mendonça > Rua General Abreu e Lima > Rua Salvador de Sá > Avenida Santos Dumont > Rua Amaro Coutinho > Rua Pedro Alves > Rua da Coragem > Rua Antônio Rangel > Rua Marechal Deododo > Rua Othon Paraíso > Avenida Norte > Rua Treze de Maio > Rua Bispo Cardoso Ayres > Avenida Oliveira Lima > Beco do Estudante > Avenida Conde da Boa Vista.
Ligação Oeste-Sul
Entre o bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife, e o bairro de Boa Viagem, na Zona Sul, o ciclista passa por rotas cicláveis no seguinte trecho: Rua 21 de Abril > Rua Arquiteto Luiz Nunes > Rua Paris > Rua Jean Émile Favre > Rua Itacari > Avenida General Mac Artur > Rua Antônio Falção e Via Mangue.
Dia Nacional do Ciclista
O Dia Nacional do ciclista, instituído em 22 de novembro de 2017, é celebrado nesta quinta-feira (19). A data rememora a perda do ciclista e ativista Pedro Davison, que foi atropelado em Brasília em 2006, aos 25 anos. Pedro fazia um percurso corriqueiro de bicicleta e foi atropelado por um motorista que dirigia embriagado, excedia a velocidade permitida e estava com a CNH vencida.
O autor do crime só foi condenado quatro anos depois, por homicídio doloso. Leonardo Luiz da Costa foi sentenciado a 6 anos de prisão em regime semiaberto após julgamento de quase 10 horas.
Em 2017, após a manifestação de diversas entidades, a Lei 13.508 oficializou o Dia Nacional do Ciclista em memória de Pedro Davison.
A celebração do Dia Nacional do Ciclista é uma data comumente relacionada à reflexão sobre os cuidados no trânsito e o respeito ao ciclista nas vias.