Logo Folha de Pernambuco

Economia

Dias antes de quebrar, Silicon Valley comemora indicação no ranking de melhores bancos da Forbes

Na última segunda-feira, o SVB postou tuíte se dizendo orgulhoso de fazer parte da lista pelo quinto ano consecutivo. Na sexta, dia 10, instituição foi fechada por órgão regulador dos EUA

O colapso do Silicon Valley Bank (SVB) é o maior registrado nos Estados Unidos desde 2008O colapso do Silicon Valley Bank (SVB) é o maior registrado nos Estados Unidos desde 2008 - Foto: AFP

Na última segunda-feira, o Sillicon Valley Bank comemorava o fato de, pelo quinto ano consecutivo, ter sido incluído no ranking anual dos melhores bancos da América da revista Forbes e por ter sido nomeado para a lista inaugural do Financial All-Stars da mesma publicação. Quatro dias depois, na sexta-feira, o banco, uma das principais fontes de crédito das empresas do Vale do Silício, entrou em colapso.

"Orgulhoso de estar no ranking anual da @Forbes dos Melhores Bancos da América pelo 5º ano consecutivo e também de ter sido nomeado para a lista inaugural do Financial All-Stars da publicação", twittou o SVB no dia 6.

A lista mais recente classificando os melhores bancos da América foi publicada em 14 de fevereiro. No artigo, a Forbes escreve que "a 14ª lista anual dos Melhores Bancos da América da Forbes analisa o crescimento, a qualidade do crédito e a lucratividade nos 12 meses até 30 de setembro de 2022, para classificar os 100 maiores bancos de capital aberto (por ativos) e economias do melhor ao pior." No ranking deste ano, o SVB Financial Group aparece na 20ª posição.

Após o colapso do Silicon Valley Group, a Forbes incluiu uma nota do editor no artigo de apresentação do ranking no qual diz:

''Depois que esta lista foi publicada em 16 de fevereiro de 2023, o Silicon Valley Bank, do SVB Financial Group, entrou em colapso e foi colocado sob o controle do FDIC (Federal Deposit Insurance Corp) em 10 de março devido a uma corrida bancária motivada por temores sobre sua exposição à taxa de juros''.

O colapso do Silicon Valley Bank (SVB) é o maior registrado nos Estados Unidos desde 2008. No domingo, o governo americano anunciou um socorro aos clientes do SVB, garantindo que todos os valores depositados no banco seriam honrados pelo Tesouro dos EUA. O mercado espera uma semana de mais turbulência diante da crise no banco.

O governo lançou ainda um programa de empréstimo de emergência para estabilizar o setor financeiro, com até US$ 25 bilhões em recursos do Tesouro.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter