Logo Folha de Pernambuco

VACINAÇÃO

Idosos a partir de 78 comemoram imunização contra a Covid-19

Prefeitura do Recife ampliou o grupo que pode participar da campanha

Manoel José de Sousa, 78, recebeu a primeira dose na sexta-feira (16)Manoel José de Sousa, 78, recebeu a primeira dose na sexta-feira (16) - Foto: Jaqueline Fraga/Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife iniciou neste fim de semana uma nova etapa na campanha de vacinação contra a Covid-19, com a ampliação do grupo de idosos que podem participar da imunização. A partir deste sábado (27), idosos a partir de 75 anos podem receber a vacina. Antes, na sexta-feira (26), a campanha já passou a incluir pessoas de 78 e 79 anos.

Seu Manoel José de Sousa, 78, recebeu no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, a primeira dose do imunizante desenvolvido pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. “Graças a Deus. Se Deus quiser, agora é esperar para vir tomar a outra”, disse. Ele foi acompanhado do neto Marcelo Henrique de Sousa, de 22 anos. “A expectativa estava muito grande para o momento, porque a gente sabe que a gente está passando por um momento difícil em que o número de casos vem aumentando, vem se agravando, e que por ser uma pessoa idosa, de risco, a vontade da gente da família é que pelos menos eles possam ser vacinadas rapidamente”, comentou Marcelo.

Dona Maria de Lourdes, 79 anos, emocionou-se ao ser imunizada: “É uma das bênçãos na nossa vida, uma esperança de saúde, para a gente se livrar dessa doença tão grande que está aí no mundo. Estou muito feliz com esse resultado, esperança renovada a partir de agora”, contou. Flávia Magali, filha de Dona Lourdes, também não escondia a felicidade: “É um estado de alívio por este momento. Ela tem comorbidades, é paciente oncológico, então a gente estava com cuidados redobrados. E agora é um pequeno alívio, a primeira dose traz aquele sentimento de gratidão, de esperança, de que dias melhores estão por vir”.

A Secretária Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Andreza Barkokebas, destacou que estão disponíveis mais de 16 mil doses da vacina, que seriam o suficiente para imunizar todos os idosos de 78 e 79 anos na cidade. Ela também reforçou a importância da família no momento do agendamento, realizado por meio do site ou do aplicativo do Conecta Recife.

“Os idosos de preferência podem pedir auxílio a seus familiares caso haja qualquer problema com internet, com telefone, no cadastro e agendamento no Conecta Recife. Em paralelo, as equipes de atenção básica do Recife também estão aptas para fazer esse cadastro e agendamento, bem como as equipes dos centros de vacinação, que funcionam de domingo a domingo das 7h30 às 18h30”, comentou.

Locais de vacinação

O prefeito do Recife, João Campos, anunciou a criação de novos pontos de vacinação, chegando a 16. Serão cinco novos locais de drive-trhu, funcionando nos seguintes órgãos: Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; e Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira. Além dos drive-thrus, a Secretaria de Saúde disponibiliza também novos centros onde funcionam salas de vacina: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; e Upinha Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo.

Os novos locais se unem aos drive-trhu já em funcionamento: Parque da Macaxeira, Geraldão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Tribunal Regional Federal da 5ª Região. E aos centros na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.

“Todos os idosos do Recife com 75 anos ou mais poderão se cadastrar e fazer o agendamento para se vacinar em um de nossos centros. Também estamos expandindo a nossa capacidade de vacinação a partir deste final de semana”, disse João Campos. O prefeito também fez um apelo para a população adotar medidas preventivas. “É fundamental a participação de cada um e de cada uma no Recife, tomando os cuidados necessários: o distanciamento, o uso de máscara, evitar aglomeração, para que a gente possa vencer a pandemia. Nós estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance: ampliação da vacinação, abertura de novos leitos de UTI, estamos fazendo a nossa parte e temos certeza que podemos contar com vocês. Vamos agir com muita responsabilidade e firmeza para garantir que vidas serão salvas”, comentou.

Veja também

Newsletter