Logo Folha de Pernambuco

ALIMENTAÇÃO

"Dieta dos Faraós": saiba como era alimentação no Egito Antigo, segundo cientistas

Pão, frutas, verduras e diferentes tipos de carne faziam parte da rotina diária de comida na época

Efígie do faraó Tutancâmon, que reinou no Egito Antigo Efígie do faraó Tutancâmon, que reinou no Egito Antigo  - Foto: Reprodução

O Egito antigo é conhecido por ser um dos "berços" da civilização e pela vida que tinham os faraós como líderes dos povos egípcios, que desfrutavam de uma dieta diferenciada graças à rica cultura culinária que tinham acesso.

Graças à localização próxima ao Rio Nilo, os egípcios podiam abastecer suas terras com diferentes alimentos de maneira regular. Segundo a "National Geographic", “a cada ano, de junho a setembro, chegava a cheia do rio, que ao recuar deixava um estrato de limo, um barro escuro rico em substâncias férteis que preparavam o terreno para a semeadura, que em sua maior parte correspondia a cereais, já que a base da alimentação era o pão”.

 

As frutas e verduras também eram parte essencial das refeições nessa época. Nos lares, havia pequenos jardins onde se cultivava algumas das comidas que conhecemos hoje, como pepinos, alfaces, alho-poró, alhos, cebolas, nabos, pequenas abóboras e aipo.

Além disso, em terrenos pantanosos que eram inundados pelas águas do rio, crescia abundantemente o papiro, uma planta aquática que era utilizada como suporte para a escrita, mas também podia ser consumida.

Quanto à pecuária, no Egito criavam-se cabras e ovelhas para, além de sua carne, obter leite e queijo. Para o frango, utilizavam a carne de gansos e pombos. Também tinham à sua disposição bovinos, que eram usados principalmente para trabalhar os campos e eram marcados em seu lado direito com fogo para melhor supervisão. A carne dessa espécie era muito cara e podia ser consumida de maneira contínua apenas pela nobreza como privilégio.

Outro produto consumido exclusivamente pelos "ricos" era o mel, considerado um alimento de luxo. Em contrapartida, os pobres adoçavam suas refeições com a ajuda dos frutos que colhiam.

Aproveitando todos os benefícios que o Rio Nilo proporcionava, também costumavam pescar diferentes espécies de peixes, entre eles as “carpas, bagres e enguias, cujos ovos eram extraídos”, conforme explica a ‘National Geographic’. No entanto, os egípcios preferiam comer carne em vez de peixe.

O prato favorito dos faraós, que eram os mais afortunados em relação às refeições no Egito, era o pato ou ganso assado. Isso porque não costumava ser um prato muito comum, e o pato era um dos alimentos mais privilegiados daquela época.

Veja também

Pinguim de penas negras é encontrado em ilha no sul do Atlântico; entenda mutação genética rara
ILHA GEÓRGIA DO SUL

Pinguim de penas negras é encontrado em ilha no sul do Atlântico; entenda mutação genética rara

O que se sabe sobre o novo míssil balístico russo Oreshnik, usado em ataque na Ucrânia

O que se sabe sobre o novo míssil balístico russo Oreshnik, usado em ataque na Ucrânia

Newsletter