Logo Folha de Pernambuco

AFEGANISTÃO

Diretor da CIA se reúne em segredo com líder talibã em Cabul

Teor da conversa não foi divulgado

Diretor da CIA, William BurnsDiretor da CIA, William Burns - Foto: OLIVIER DOULIERY / AFP

O diretor da Agência Central de Inteligência americana (CIA), William Burns, teve uma reunião confidencial em Cabul com o cofundador do Talibã Abdul Ghani Baradar, na segunda-feira (23), informou o jornal The Washington Post nesta terça (24).

Este foi o encontro de mais alto nível entre os Estados Unidos e o regime fundamentalista desde a tomada de Cabul e o retorno dos talibãs ao poder. 

Com frequência, Burns é retratado como o diplomata mais experiente do governo de Joe Biden.

A decisão do presidente Biden de enviar Burns para o Afeganistão ilustra a gravidade da crise para seu governo. Os Estados Unidos correm contra o relógio para retirar milhares de americanos e afegãos do território.

O mulá Abdul Ghani Baradar, que liderou o escritório político dos talibãs no Catar, é agora o homem-forte do novo regime.


Post não revelou o teor das conversas, mas provavelmente abordaram o atraso nas retiradas do aeroporto da capital afegã, onde milhares de pessoas aterrorizadas com o retorno dos talibãs aguardam para fugir do país.

Os americanos intensificam nesta terça-feira (24) seus esforços de retirada, após as advertências feitas pelos talibãs de que não vão tolerar estas operações daqui a uma semana.

Uma reunião de cúpula virtual do G7 nesta terça-feira também tratará do assunto.

Diplomata de carreira, William Burns foi embaixador na Rússia e na Jordânia e depois subsecretário de Estado do ex-presidente Barack Obama. 

Na ocasião ele coordenou uma aproximação do Irã com negociações secretas em 2011 e 2012 em Omã com este país, apesar da ausência de relações diplomáticas com os Estados Unidos.

Veja também

Newsletter