BRASIL

Diretor de avaliação da Capes pede demissão em caráter irrevogável

A demissão foi noticiada pelo jornal "Folha de S. Paulo" e confirmada pelo GLOBO

Sede da CapesSede da Capes - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Flávio Camargo, pediu demissão do cargo na última terça-feira (14). Em uma carta enviada à presidência do órgão, Camargo afirmou que não se sente mais "confortável" na função e pediu sua exoneração em caráter irrevogável.

A demissão foi noticiada pelo jornal "Folha de S. Paulo" e confirmada pelo GLOBO. A exoneração ainda não foi publicada no Diário Oficial da União. O caso ocorre após a saída de 114 pesquisadores que atuavam na avaliação quadrienal feita pela Capes nas áreas de Física, Matemática, Química e Engenharias.

O pedido de renúncia em massa feito por coordenadores e cientistas que atuavam como consultores do processo avaliativo foi revelado pelo GLOBO. Camargo era o responsável pela área onde se instalou a crise.
 

Na carta enviada à presidente da instituição, Cláudia Toledo, o diretor agradece a oportunidade de ter chefiado a diretoria e expressa sua motivação para deixar o cargo. De acordo com fontes, Camargo também teria alegado motivos de saúde.

"Venho tentando sustentar os motivos que me trouxeram pensando única e exclusivamente na avaliação do SNPG (Sistema Nacional de Pós-graduação) e na manutenção da missão da Capes. Infelizmente não me sinto mais confortável na posição e sinto que não será benéfica para o SNPG a minha permanência neste cargo. Deste modo, estou pedindo em caráter irrevogável, a minha exoneração."

Na manhã desta quarta-feira, a presidência da Capes realiza uma reunião com os outros cinco diretores da instituição para Diretoria de Avaliação. A instituição também determinou a substituição dos quatro coordenadores que deixaram seus cargos nas últimas semanas. Inicialmente, a presidente do órgão, Cláudia Toledo, tentou reverter as renúncias, mas não obteve sucesso.

Veja também

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV
VACINAÇÃO

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

União Europeia anuncia empréstimo de  35 bilhões para Ucrânia com ativos russos congelados
EUROPA

União Europeia anuncia empréstimo de 35 bilhões para Ucrânia com ativos russos congelados

Newsletter