Logo Folha de Pernambuco

Guatemala

Diretor de prisão de segurança máxima na Guatemala é assassinado a tiros

Edwin Patzán foi baleado durante a manhã enquanto se aproximava da prisão de Matamoros

Bandeira da GuatemalaBandeira da Guatemala - Foto: Reprodução

O diretor de uma prisão de segurança máxima da Guatemala foi assassinado a tiros no caminho do trabalho neste sábado (4), na capital do país, informaram as autoridades.

Edwin Patzán foi baleado durante a manhã enquanto se aproximava da prisão de Matamoros, localizado dentro de um quartel militar no centro da capital, de acordo com a imprensa local.

"O Ministério do Interior lamenta a morte do diretor do Centro de Detenção Preventiva para Homens da Zona 1, Matamoros", disse a pasta em comunicado, sem fornecer detalhes sobre o incidente.

De acordo com a mídia local, um homem atirou à queima-roupa contra Patzán, que morreu pouco depois em um hospital. O agressor fugiu a pé.

Além disso, um guarda-costas do funcionário ficou ferido e foi levado para um hospital, informou o jornal Prensa Libre em seu site.

O Corpo de Bombeiros Municipal indicou que encontrou "um homem de cerca de 27 anos em estado delicado com várias feridas a bala, ele foi estabilizado e transferido" para o Hospital São José.

“Agentes da polícia e peritos do Ministério Público estão coletando evidências nos arredores do quartel, em busca de provas para esclarecer o caso”, noticiou a Prensa Libre.

Não apenas acusados de tráfico de drogas já passaram pela prisão de Matamoros, mas também políticos e funcionários investigados por corrupção.

Na Guatemala, a violência criminosa está relacionada ao controle territorial exercido pelas gangues por meio do "negócio das drogas".

O país da América Central encerrou 2022 com 4.274 homicídios, um aumento de 4,5% em relação a 2021, segundo o Instituto Nacional de Ciências Forenses.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter