Logo Folha de Pernambuco

dia da independência

Distrito Federal cria grupo de mobilização para o 7 de Setembro

Gabinete de Mobilização terá primeira reunião na segunda-feira

DF cria grupo de mobilização para o 7 de SetembroDF cria grupo de mobilização para o 7 de Setembro - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governo do Distrito Federal criou um gabinete de mobilização institucional que acompanhará os eventos comemorativos previstos para o 7 de Setembro na capital do país. O decreto que institui a criação do grupo foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF na quinta-feira (31).

O Gabinete de Mobilização Institucional será liderado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e contará com a participação de órgãos e secretarias visando à promoção da ordem pública e social, bem como à coordenação de atividades relativas à data comemorativa do Dia da Independência.

Está prevista também a possibilidade de participação de diversas entidades federais e judiciárias – inclusive das áreas de inteligência e segurança – que poderão ser convocadas para participar do gabinete.

Segundo a governadora em exercício, Celina Leão, o primeiro encontro do grupo está previsto para a próxima segunda-feira (4), às 10h. Ela substitui o governador Ibaneis Rocha, que se encontra em viagem aos Estados Unidos.

Em nota, a governadora explica que o gabinete criado será uma espécie de centro integrado de informações e que já enviou convite para o governo federal, para a participação de todos os órgãos "que acharem importante se fazerem presentes”.

O GDF convidou também o Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, Tribunal Superior Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para participarem do gabinete, que funcionará de hoje (1°) até 10 de setembro.

“Ele funcionará no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da SSP-DF, e tornará a comunicação e as tomadas de decisões mais rápidas e eficientes, garantindo análises e tempo resposta mais efetivo em caso de necessidade”, informou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

Competirá, aos convidados, atuar na coordenação das atribuições administrativas, bem como adotar as medidas administrativas necessárias para preservar a estabilidade institucional e a proteção dos bens, serviços e instalações.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter