Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

'Doença da vaca louca' tem caso suspeito em Minas; entenda o que é e qual os sintomas

Diagnóstico afeta bovinos e pode ser transmitido para humanos por meio do consumo da carne contaminada

Doença da vaca louca tem caso suspeito em Minas; entenda o que é e qual os sintomasDoença da vaca louca tem caso suspeito em Minas; entenda o que é e qual os sintomas - Foto: Reprodução/Unsplash

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) de Minas Gerais investiga um caso suspeito de “doença da vaca louca” na cidade de Caratinga. O paciente tem 78 anos, está internado e teve as amostras encaminhadas para análise na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. As informações são do g1.

O distúrbio, chamado formalmente de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), é um diagnóstico neurodegenerativo fatal que afeta o sistema nervoso central de bovinos. Ele é causado por uma proteína infecciosa, denominada príon, que se acumula pela ingestão de alimentos contaminados.

Existe a possibilidade de o ser humano contrair a doença pelo consumo do animal com EEB. Neste caso, ele desenvolve uma variante da Doença de Creutzfeldt–Jakob (vDCJ), nome dado aos distúrbios neurodegenerativos causados pela proteína príon em seres humanos.

A enfermidade é caracterizada por provocar uma desordem cerebral com perda de memória e tremores. Segundo informações do Ministério da Saúde, a evolução é rápida e leva à morte do paciente. Ela acomete predominantemente pessoas jovens, abaixo dos 30 anos.

No entanto, ela é extremamente rara, sem registros em humanos no Brasil. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), de 1996, quando a doença foi descoberta, até maio deste ano, houve apenas 233 casos confirmados da vDCJ pelo mundo. Os sintomas são:

Enfraquecimento ou perda de algum dos sentidos;

Sensação de dormência ou formigamento alguma parte do corpo;

Depressão;

Ansiedade;

Psicose;

Alucinações auditivas ou visuais;

Abstinência;

Agitação;

Irritabilidade;

Insônia;

Perda de interesse;

Esquecimento.

Além disso, existe a versão esporádica da Doença de Creutzfeldt–Jakob (DCJ), que é a mais comum. Embora tenha uma manifestação clínica semelhante à vDCJ, ela não é causada pelo consumo do animal contaminado. Neste caso, ela acomete geralmente indivíduos de 55 a 70 anos. A origem exata da doença não é conhecida, tampouco há relação comprovada de que seja transmissível entre pessoas.

De acordo com a pasta da Saúde, há algumas dezenas de casos confirmados da forma tradicional da DCJ no Brasil. Aproximadamente 90% dos pacientes evoluem para óbito em até um ano. A SES-MG também considera que o caso em Caratinga pode ser da DCJ, e não da “doença da vaca louca”.

Neste caso, os sintomas mais comuns são:

Desordem cerebral com perda de memória;

Tremores. Em um terço dos casos, os pacientes apresentam;

Falta de coordenação de movimentos musculares;

Distúrbios da linguagem;

Perda da capacidade de comunicação;

Perda visual.

Veja também

Espanha tem novas tempestades, mas sem causar mais vítimas
inundações

Espanha tem novas tempestades, mas sem causar mais vítimas

Governo do Reino Unido propõe reforma do sistema financeiro para alavancar crescimento
REINO UNIDO

Governo do Reino Unido propõe reforma do sistema financeiro para alavancar crescimento

Newsletter