Logo Folha de Pernambuco

Bahia

Dois indígenas pataxó são assassinados no sul da Bahia

Segundo autoridades, as mortes aconteceram em Itabela, região localizada a terra indígena Barra Velha, local de intensos conflitos com fazendeiros

Cidade de Itabela, no sul da Bahia. Na região, está localizada a terra indígena Barra Velha, local de intensos conflitos com fazendeirosCidade de Itabela, no sul da Bahia. Na região, está localizada a terra indígena Barra Velha, local de intensos conflitos com fazendeiros - Foto: Divulgação / Prefeitura de Itabela

O governo da Bahia confirmou que dois indígenas da etnia Pataxó foram mortos nessa terça-feira (17) no extremo sul do estado.

De acordo com informações preliminares da Polícia Civil, Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25 anos, e Nawir Brito de Jesus, 17 anos, foram alvo de tiros na tarde dessa terça em Itabela. Na região, está localizada a terra indígena Barra Velha, local de intensos conflitos com fazendeiros.

Após o crime, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, disse que solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública o envio da Força Nacional para o local.

“Ontem, perdemos dois jovens pataxó em virtude de conflito por terra e luta por demarcação. A minha primeira agenda do dia será com lideranças indígenas do extremo sul da Bahia. Acompanharei de perto o que vem acontecendo na região e irei requisitar ação imediata do Estado”, escreveu.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, determinou prioridade nas investigações do caso.

A Secretaria de Segurança Pública também informou que a Policia Militar e a Policia Rodoviária Federal (PRF) estão fazendo varreduras no local em busca dos suspeitos do crime. 

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Newsletter