Logo Folha de Pernambuco

Manifestação

Em meio à convulsão social, dois ministros renunciam no Peru

Dina aceitou a renúncia do ministro do Interior, Víctor Rojas, e Grecia Rojas, que estava à frente da pasta da Mulher,

Protestos no PeruProtestos no Peru - Foto: ERNESTO BENAVIDES / AFP

Os ministros peruanos do Interior e da Mulher renunciaram nesta sexta-feira (13), em meio à convulsão social que abala o Peru, e foram substituídos imediatamente em cerimônia na sede do Executivo, na presença da presidente Dina Boluarte.

Dina aceitou a renúncia do ministro do Interior, Víctor Rojas, que foi sucedido pelo general da Poícia reformado Vicente Romero, e Nancy Tolentino ocupou o lugar deixado por Grecia Rojas à frente da pasta da Mulher, informou a presidência peruana.

O chefe do Interior era questionado devido ao uso da força pela polícia nos protestos pela renúncia de Dina, que deixaram 42 mortos em mais de um mês.

A presidente também empossou o novo ministro do Trabalho, Luis Alfonso Adrianzén, após a renúncia ontem de Eduardo García, que expressou desacordo com a forma como o governo lidou com os protestos.

O novo ministro do Interior já havia exercido o cargo em 2018, durante o mandato de Pedro Pablo Kuczynski, que renunciou em março do mesmo ano, após assumir o governo em 2016.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter