Logo Folha de Pernambuco

Zona Sul do Recife

Dois quiosques são arrombados, em menos de uma semana, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife

Arrombamentos aconteceram pela madrugada

Quiosques arrombados em Boa ViagemQuiosques arrombados em Boa Viagem - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Uma onda de furtos tem tirado o sossego de comerciantes da orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Dois quiosques foram arrombados, somente nesta semana. O mais recente foi o 6, que sofreu tentativa de furto na madrugada desta quarta-feira (31).

Segundo José Ramos da Silva, de 50 anos, trabalha no quiosque 6 há quase quatro anos, a proprietária do ponto ficou sabendo do arrombamento, por volta das 2h, quando um segurança de um hotel que fica próximo ao local entrou em contato com ela.

O homem ouviu o alarme do comércio ser acionado, durante a ação. Ele informou a proprietária que um homem teria tentado invadir o ponto, mas, por causa do sinal sonoro, fugiu em direção ao mar.
 

“Só não conseguiram entrar aqui por causa das grades, instaladas em janeiro de 2023, mas quebraram a porta ao meio. Durante o dia, aqui é tranquilo, mas à noite, é muito perigoso.  Todos os dias temos o risco de encontrar tudo aqui arrombado”, comentou ele.

O local não possui câmeras de segurança, apenas o alarme. Os comerciantes e proprietários contam com informações de moradores próximos.

O quiosque vizinho, 7, também foi arrombado, na madrugada da última segunda-feira (29). Populares informaram ao vendedor, Rafael Soares, de 35 anos, que três pessoas teriam furtado itens do ponto comercial. O prejuízo chega a R$ 2 mil.

“O local está funcionando de forma limitada, vendendo apenas água de coco, pipoca, salgadinho e guloseimas. Tem sido difícil para nós, cidadãos. Levaram tudo. Meu primo [proprietário do quiosque] e eu lutamos aqui, todos os dias, para levarmos o pão diário para casa, enquanto não temos segurança aqui”, relata.

Os ladrões roubaram aparelhos de televisão e cafeteria, além de cervejas e até mesmo talheres. O local não possui grades. Elas serão colocadas nos próximos dias, a fim de evitar danos ainda maiores ao local.

“Compramos alguns cocos para vendermos e tentarmos repôr o prejuízo  e reconquistar nosso sustento. É muito difícil. Toda semana estão atacando aqui em Boa Viagem”, informa. 

Josi Miranda, presidente da Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR), lamenta os ocorridos e pede segurança para a orla.

“Assim fica difícil de trabalharmos sem policiamento, na Avenida Boa Viagem. Já não temos policiamento e nem turista, fica difícil. É triste para quem arca com as consequências. O Governo de Pernambuco está omisso. Cadê o ‘Juntos Pela Segurança?’, questiona ela.

O que diz a PCPE?
A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil de Pernambuco, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Veja também

Newsletter