Logo Folha de Pernambuco

RECIFE

Dom Fernando Saburido convida fiéis para a Missa da Vigília de Natal, no Quartel do Derby

A programação começa a partir das 18h30 com as tradicionais apresentações musicais; Às 20h, o arcebispo de Olinda e Recife realiza a missa

Dom Fernando Saburido na área externa do Quartel do Derby Dom Fernando Saburido na área externa do Quartel do Derby  - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Com muita alegria, esperança e renovação, a Missa do Galo, também conhecida como Missa da Vigília de Natal, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, será realizada no início da noite desta sexta-feira (24), em frente ao Quartel da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), no Derby, área central do Recife. A expectativa é de que cerca de 2 mil fiéis participem da celebração. 

A partir das 18h30, a noite de Natal começa com as tradicionais apresentações musicais. Este ano, estarão presentes a Banda da Polícia Militar; e os Corais do Movimento Pró Criança, Instituto Dom da Paz e Arautos do Evangelho. A missa presidida por dom Fernando começa às 20h. 

Comprovante de vacinação 
Por ser um órgão público, os fiéis devem apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 na entrada do Quartel do Derby. Equipes da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) e policiais estarão nas três entradas do quartel para o controle de entrada. Além disso, outras medidas de segurança contra o vírus devem ser tomadas, como a utilização de máscaras e álcool em gel e o distanciamento social. 

Momento de esperança 
Para dom Fernando Saburido, a celebração natalina traz uma mensagem de esperança, solidariedade e fraternidade entre os fiéis. 

“Convidamos toda a comunidade para estar presente refletindo a palavra de Deus neste momento belíssimo do ponto de vista litúrgico e social, quando nós celebramos a encarnação do verbo divino que é Jesus presente no meio de nós. Nos alegramos também por tudo aquilo que tem acontecido ultimamente, como o avanço da vacinação que nos proporciona essa graça. Vamos juntos nos cumprimentar, pelo menos por gesto, se não puder apertar a mão, e viver com intensidade este momento tão sublime que estamos vivendo”, destacou o arcebispo. 

Interrompendo a tradição 
Devido à pandemia da Covid-19, em 2020, a missa precisou ser celebrada no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Boa Vista, para um controle maior da quantidade de pessoas no local. Em 2018, devido às fortes chuvas que atingiram o Estado, o evento também precisou ser realizado no Santuário. 

Veja também

Newsletter