Dia das Comunicações Sociais

Dom Paulo Jackson visita, pela primeira vez, a Folha e destaca a importância do jornalismo "humano"

A visita fez parte das celebrações do 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que propõe reflexões sobre os desafios da comunicação contemporânea e o papel da imprensa na sociedade

Visita do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, no 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, à Folha de Pernambuco. Visita do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, no 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, à Folha de Pernambuco.  - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, visitou, pela primeira vez, a redação da Folha de Pernambuco, na manhã desta terça-feira (7). A visita se deu por causa das celebrações do 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, data que propõe reflexões sobre os desafios da comunicação contemporânea e o papel da imprensa na sociedade.

Durante a visita, o religioso dialogou com os jornalistas e colaboradores da Folha sobre a importância do trabalho humano e da responsabilidade com a veracidade das informações, vinculadas ao fazer jornalístico. 

Em 2024, o Dia Mundial das Comunicações Sociais tem como lema "Inteligência Artificial e Sabedoria do Coração: Para uma comunicação plenamente humana". Um tema considerado pela igreja, de acordo com o arcebispo, como de extrema importância em tempos de propagação do uso da Inteligência Artificial (IA); usada para criação e propagação de informações ao redor do mundo.

"Este ano, o papa Francisco quis escrever sobre um tema de fronteira, que é a Inteligência artificial. Ele está bastante antenado com as coisas, e ao mesmo tempo preocupado; vendo a riqueza que é tudo isso, mas vendo também para onde vai a comunicação e o respeito pela ética. Se fake news já provocam tantos problemas, imagine uma inteligência artificial utilizada de modo equivocado", explicou o religioso.

O arcebispo ecplicou ainda quea importância desta data representa a atenção do Papa às comunicações, que a cada ano, ao propor um tema para reflexão, de certo modo aponta um norte para o qual a Igreja deve estar atenta. Além, também, de envidenciar e agradecer sempre pelo trabalho dos profissionais.

"É para termos esse contato com as pessoas concretas que fazem a comunicação. Dar uma bênção, e reafirmar que o trabalho de inocência nesse campo é muito importante, não somente para a igreja, mas para o mundo. E pedir que a comunicação continue sendo a serviço da verdade, da ética, da bondade, do amor e da justiça", concluiu o arcebispo.

Ao final da visita, o sacerdote abençoou a equipe e entregou um exemplar da Bíblia Sagrada; assinado com boas preces para a equipe. 

"Vim pela primeira vez aqui para conhecê-los, rezar com vocês e pedir a bênção de Deus. Que nosso Senhor possa ajudá-los, abençoá-los para que sejam felizes, e que esse ambiente de trabalho seja um ambiente verdadeiramente humanizado, sereno, de respeito, diálogo, perdão, reconciliação, e, sobretudo, para que Deus possa abençoar este ambiente", disse dom Paulo Jackson.

Veja também

Uma pessoa morre em ataque a faca na cidade holandesa de Roterdã
Mundo

Uma pessoa morre em ataque a faca na cidade holandesa de Roterdã

Candidato apoiado por Trump elogiou Hitler e apoiou escravidão em fórum de site pornô, diz jornal
Estados Unidos

Candidato apoiado por Trump elogiou Hitler e apoiou escravidão em fórum de site pornô, diz jornal

Newsletter