Logo Folha de Pernambuco

Vacinação Infantil

Dona Lindu: novo ponto de vacinação infantil contra a Covid tem movimentação tranquila neste domingo

Espaço foi inaugurado na última sexta-feira (22)

Parque Dona Lindu funciona como novo ponto de vacinação infantil contra a Covid-19Parque Dona Lindu funciona como novo ponto de vacinação infantil contra a Covid-19 - Foto: Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco

O domingo (24) foi de movimentação tranquila no novo ponto de vacinação infantil contra a Covid-19 montado pela Prefeitura do Recife no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na área central da Cidade.

O espaço, voltado exclusivamente para crianças de 4 a 11 anos, foi inaugurado na última sexta-feira (22) e funciona de domingo a domingo, das 7h30 às 17h30, sem necessidade de agendamento.

O dentista Rodolfo Fernandes, de 43 anos, e a fonoaudióloga Tâmara Fernandes, 39, levaram a filha do casal, Cecília, de 4 anos de idade, para tomar a primeira dose da vacina. A imunização para crianças a partir desta idade foi liberada na última segunda-feira (18) pelo Governo do Estado, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso da CoronaVac para o público de 3 e 4 anos.

“A gente estava com bastante expectativa para esse dia. Nós tomamos todas as vacinas, né? Somos da área de saúde, então a gente preconiza que sejam tomadas vacinas e estamos muito felizes com esse dia. A família fica muito mais tranquila, os vovós também. Todo mundo fica mais feliz com isso”, comentou Rodolfo. 

O analista de sistemas Pedro Rodrigues, 34, e a supervisora bancária Aline Daniele, 34, também levaram a filha mais nova, Júlia, de 4 anos, para garantir a imunização. A filha mais velha do casal, Lívia, de 11 anos, também acompanhou a vacinação da irmã.
 
“Nós ficamos mais tranquilos, a gente estava na expectativa para deixar todo mundo OK com as vacinas. Ela estava com um pouco de medo, mas o pessoal deu uma ajudinha e matou esse medo dela. E também é importante sempre manter o cuidado”, contou Pedro.

Além do ponto localizado no Parque Dona Lindu, a Prefeitura do Recife também inaugurou, na última quarta-feira (20), um posto no Sítio Trindade, em Casa Amarela, Zona Norte da Capital. O espaço atende o público no mesmo horário e também por demanda espontânea. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, a capital pernambucana tem 21.660 crianças com 4 anos de idade. 
 
A Secretaria de Saúde do Recife disponibiliza, ainda, outras 27 salas de vacina (a lista completa pode ser conferida clicando aqui), instaladas em policlínicas, centros de saúde e unidades básicas tradicionais (UBTs), que funcionam por agendamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Todos os pontos estão abertos para vacinação dos meninos e meninas de 4 a 11 anos.

Para fazer o cadastramento pelo site ou aplicativo do Conecta Recife, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade. Segundo a PCR, os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. 
 
Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter